Notícias Cidade de Guarulhos  
     
  Prefeitura prestigia encenação sobre a fundação de São Vicente  
    
Foto: Rodrigo Marcelo / Divulgação
 
  Representantes da Prefeitura de Guarulhos acompanharam a maior encenação a céu aberto do mundo, no emblemático e tradicional espetáculo "Fundação da Ilha de São Vicente", na cidade do mesmo nome, no litoral sul de São Paulo.

A delegação guarulhense contou com a presença do secretário-adjunto de Cultura, Adalmir Abreu, e do diretor de Cultura, Tiago Ortaet, além da equipe de assessoria, com o objetivo de conhecer o processo de gestão do evento e trocar informações com os responsáveis pelas ações culturais daquele município.

“O governo local proporcionou um acolhimento bastante dinâmico para ampliar o diálogo entre as experiências artísticas de ambas as cidades e as potencialidades para projetos comuns”, destacou Ortaet. O diretor observou, impressionado, a massiva participação e envolvimento de cidadãos nas montagens realizadas. O megaevento tem a participação efetiva da sociedade com cerca de 800 atores, além de centenas de pessoas no apoio logístico e produção.

Recepção

O prefeito Pedro Gouvêa, de São Vicente, e o secretário de Cultura, Fábio Figueiredo Lopes, e outros dirigentes locais foram bem receptivos e dialogaram com a equipe de Guarulhos sobre proposta de compartilhamento de ideias para ambas as cidades.

O vice-governador Márcio França e o deputado estadual Caio França também recepcionaram a equipe de Guarulhos e colaboraram na construção dos diálogos sobre políticas públicas.

Ao final do evento, o secretário Adalmir elogiou a organização da festa. Ele julgou muito positivo o contato realizado e que isso vem ajudar muito em seu trabalho na Secretaria de educação, Cultura, Esportes e Lazer. “Guarulhos colocará brevemente em pauta, em conjunto com a classe artística, ações ousadas que impactem e transformem as comunidades”, finalizou. 
 
     
  População participa da 1ª edição do Saae Direto  
      
  A primeira edição do Saae Direto, que aconteceu nesta sexta-feira (27) na sede da autarquia, no Bom Clima, foi aprovada pelos guarulhenses que se inscreveram para conversar com os diretores das mais variadas áreas.

A munícipe Márcia Aparecida Ferreira considerou excelente a iniciativa, “que nunca havia acontecido na cidade”. Trata-se, segundo ela, de uma ótima oportunidade de resolver questões burocráticas da maneira mais rápida possível.

“Além de falar com o diretor, conversei também com a gerente responsável pela área do meu problema. Foram ambos muito atenciosos e prometeram mandar um fiscal à minha residência pra encontrar uma solução. Disseram ainda que irão entrar em contato comigo após regularizada a situação”, contou outra munícipe atendida pelo Saae Direto, Fabiane Sanches de Souza.

Fabiane, inclusive, pretende indicar o serviço a parentes e amigos guarulhenses. “Deram-nos uma ótima atenção e é bom saber que conversamos com pessoas que possuem mais autonomia para encaminhar nossas demandas”, disse.

Ao longo do expediente desta sexta-feira, sete diretores, incluindo o superintendente Francisco Carone, ficaram à disposição da população que fez o agendamento antecipado para participar do programa.

A próxima edição do Saae direto deverá acontecer na última sexta-feira de fevereiro, dia 24.
 
     
  Obras do CEU Bonsucesso passam por vistoria técnica nesta sexta-feira  
    
Fotos: Carla Maio / PMG-SECEL
 
  O secretário Alexandre Zeitune e representantes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) realizaram nesta sexta-feira (27) visita técnica às futuras instalações do CEU Bonsucesso, local onde vai funcionar a Escola Ambiental.

O acompanhamento contou com as presenças dos engenheiros da JZ Engenharia e teve por objetivo avaliar a situação do canteiro da obra, que estava suspensa.

Localizado em um terreno de 246 mil m², o CEU Bonsucesso possui duas lagoas que juntas somam 71,5 mil m². Para a continuidade das atividades, Zeitune pactuou com o engenheiro Otávio Augusto Serpa, responsável pela obra, a retomada imediata do projeto, considerando a prioridade de finalização da Escola da Prefeitura, que vai compor o complexo, e da Escola Ambiental.

Zeitune observou a relevância do projeto e reconheceu a importância de todo o complexo: “Esse espaço é estratégico para receber e sensibilizar tanto as crianças quanto os jovens sobre as questões ambientais”, reforçou.

Além das unidades educacionais, o novo equipamento também vai contar com duas piscinas. De acordo com a equipe da construtora, a água das piscinas vem sendo tratada para evitar a proliferação de larvas e mosquitos causadores de doenças. O monitoramento da água é realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos.

O projeto do CEU Bonsucesso prevê ainda áreas de convivência e jardins temáticos, estacionamento playground, espaços ao ar livre para atividades educacionais e pista de caminhada.
 
     
  Conselho Municipal de Saúde elege nova presidência  
  Antônio do Valle (presidente do Conselho), Dra. Claudia Obara (vice) e Dra. Graciane, secretária-adjunta de Saúde.
 
  O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), Antonio Luiz do Valle é o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde. Candidato único à presidência, ele foi eleito por seus pares por 36 votos a favor, dois nulos e um em branco. Ele substituirá a ginecologista Heloísa Helena Sampaio Ferreira de Castro, que ficou à frente do órgão desde fevereiro do ano passado.

A vice-presidência será ocupada pela médica Cláudia Obara, representante da Associação Paulista de Medicina. Ela venceu a disputa com 22 votos contra 16 de Rogério de Oliveira, do Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Guarulhos).

Um dos mais antigos da cidade, o Conselho Municipal de Saúde é um órgão autônomo, de caráter permanente, propositivo, fiscalizador e deliberativo. Ele atua na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde do município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme estabelece a legislação federal.

É composto por 80 integrantes (40 titulares e 40 suplentes), sendo 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de profissionais da área e 25% de prestadores de serviços ao SUS e gestores. Estes últimos, ou seja, os representantes da Secretaria Municipal da Saúde, dos hospitais estaduais sediados na cidade e dos serviços conveniados ou contratados pelo município são empossados por meio de indicação.

Já os 50% das vagas destinadas aos usuários do SUS são preenchidas por meio de eleição realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, sendo oito titulares e oito suplentes das associações de bairro e comitês de saúde; três titulares e três suplentes de entidades filantrópicas, dois titulares e dois suplentes das associações de portadores de necessidades especiais e patologia; três titulares e três suplentes das centrais sindicais e sindicatos, além de quatro titulares e quatro suplentes de conselheiros gestores usuários do SUS.
 
Legenda imagem: Antônio do Valle (presidente do Conselho), Dra. Claudia Obara (vice) e Dra. Graciane, secretária-adjunta de Saúde.
 
     
  Guarulhos irá integrar o Via Rápida Empresa  
    
  
Fotos: Nícollas Ornelas
 
  Guarulhos irá aderir ao programa 'Via Rápida Empresa', do governo paulista, que irá permite ao empreendedor abrir uma empresa totalmente pela internet, com mais rapidez e facilidade no licenciamento. A expectativa é que em 60 dias o município assine o convênio para integrar o programa considerado uma referência no país e no mundo para abertura de empresas. A medida foi anunciada pelo prefeito Guti - acompanhado do secretário de
Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência e Inovação, Rodrigo Barros, e do secretário de Saúde, Roberto Lago -, durante encontro com o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, na tarde desta quinta-feira (26), em São Paulo. 

De acordo com Guti, atualmente Guarulhos demora aproximadamente 120 dias para abrir um empreendimento e passará a ser de 48 horas em alguns casos, como empresas de baixo risco, cuja atividade não tenha impacto negativo no transporte, meio ambiente, desenvolvimento urbano, entre outras áreas.

O prefeito considerou a reunião bastante produtiva, já que diversos temas foram abordados como o Parque Tecnológico, desenvolvimento e expansão aeroportuária, centro de convenções, cidade digital, saúde pública, entre outros. “A reunião foi muito produtiva e seu objetivo foi abrir novos horizontes para que levemos investimentos para cidade”, afirmou o prefeito.

Já o vice-governador falou da intenção em apoiar projetos do município. “Queremos que a segunda cidade do Estado esteja afinada e tenha uma boa relação com o governo estadual. Vamos estudar e apoiar projetos de Guarulhos”, disse França.
 
Parque Tecnológico

“O município já possui a área para implantação do Parque Tecnológico e deve iniciar tratativas para que o Estado nos auxilie. Além disso, o secretário Rodrigo fará visitas a alguns parques paulistas como o de Campinas e São José dos Campos para conhecer experiências que deram certo”, destacou o prefeito.

Rodrigo acrescentou outros avanços na discussão do tema. “Na reunião buscamos evoluir com o projeto do Parque Tecnológico, com a requalificação da incubadora de empresas em conversas já iniciadas com a própria Agende e com o desenvolvimento de um centro de inovação. Conversamos ainda sobre reforçar a infraestrutura para o corredor de exportação e sobre parceria com a Investe São Paulo para atrair empresas e apoiar exportação”, afirmou.

A Investe São Paulo é uma agência paulista de promoção de investimentos e competitividade do Estado de São Paulo, responsável pela atração de empresas nacionais e internacionais.
 
Saúde

Tratativas embrionárias sobre saúde também estiveram na pauta do encontro. Foi solicitou ao vice-governador que intermediasse uma reunião com o secretário estadual de Saúde, David Uip, para o fortalecimento de articulações conjuntas entre os equipamentos de saúde do Estado e da cidade. “Queremos ver a possibilidade de implantação de unidade da AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e de investimentos para finalização do Hospital da Mulher, implantado no Hospital Maternidade Jesus José Maria (JJM), que falta receber acabamento interno e equipamentos”, explicou Lago.
 
     
  Guarulhos, 27 de janeiro de 2017  
     
  Bebê anta nasce no Zoológico de Guarulhos  
    
Fotos: Fábio Nunes Teixeira / PMG Guarulhos
 
  Desde a tarde desta terça-feira (24), o Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, tem um novo morador (ou moradora). Após 13 meses de gestação, a anta Antonia, de 7 anos de idade, deu à luz seu primeiro filhote, que é também o primeiro da espécie a nascer no local. O parto que aconteceu por volta das 15 horas foi rápido e sem complicações.

Como a espécie tem hábitos noturnos, o nascimento durante a tarde pegou de surpresa a equipe do zoo. “Consegui presenciar a cena porque dei sorte de estar passando pelo recinto das antas no momento certo. Tudo aconteceu sem nenhum problema e tanto Antonia como Antenor (pai do filhote) foram ótimos, começando imediatamente a cuidar da cria”, conta a tratadora Renata Lages.

A equipe de veterinários do local está aguardando mais alguns dias para determinar o sexo da cria, já que o exame exige manipulação do animal.

Visitas

De acordo com a bióloga e gerente técnica do Zoológico de Guarulhos, Cristiane Bolochio, somente daqui a 4 meses o bebê será solto no recinto para visitação pública. “Para garantir que o filhote se desenvolva sem nenhum problema, preferimos mantê-lo reservado e somente na companhia da mãe até que esteja maior e mais resistente”, explica.

Mas para quem está morrendo de curiosidade para conhecer o bebê anta e não quer esperar tudo isso, vale a pena arriscar uma visitinha ao zoo e dar uma espiada na família pelas frestas do abrigo que fica em frente à morada dos leões. Com sorte, dá pra ver a criaturinha fofa que, diferente dos adultos, tem pelagem em tons caramelo e bege.

A espécie

A anta-brasileira (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre do Brasil. Na natureza, a espécie se alimenta basicamente com folhas e habita áreas abertas ou florestas próximas a cursos d'água. Podem chegar a pesar 300 kg e chegar aos 35 anos de idade. A situação do animal no país é considerada vulnerável em função de redução populacional decorrente da caça, do desmatamento e da poluição das águas.
 
Serviço:

O zoológico de Guarulhos fica na avenida Dona Glória Pagnonceli, 344. Aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Entrada gratuita.

Legenda: Tratadora Renata Lages incentiva o bebê a mamar
 
     
  Programa Bolsa Família está atendendo no Thomeozão  
  A Secretaria de Assistência Social informa que desde quarta-feira (25), a equipe do programa Bolsa Família, que antes atendia na avenida Monteiro Lobato, está localizada na área das bilheterias do ginásio Paschoal Thomeo (Thomeozão), à avenida João Bernardo Medeiros, 233, no Jardim Bom Clima).  O atendimento aos bolsistas acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.    
     
  Prefeitura debate produção cinematográfica com profissionais da área  
      
  Fomentar o orgulho do guarulhense e incentivá-lo a redescobrir a cidade. Esse foi o foco da discussão entre o secretário Alexandre Zeitune e representantes de diferentes segmentos envolvidos com a produção cinematográfica e audiovisual em Guarulhos. A discussão aconteceu na última quarta-feira, dia 25, na sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Os participantes do encontro defenderam a implantação da GRU Cine, que a exemplo da paulistana SP Cine, tem por objetivo o desenvolvimento de programas e políticas para o setor. Eles também defenderam a ideia de que Guarulhos é uma cidade cinematográfica por excelência.

“A proposta é desenvolvida em três eixos prioritários, que visam atender tanto os investidores e comunidade quanto os profissionais e realizadores”, explicou o cineasta guarulhense Tico Barreto. Dentre as ações dos eixos citados por ele estão o desenvolvimento de roteiros e sua exposição em conteúdos audiovisuais, oferta de locações para as produções, capacitação com cursos para iniciantes e iniciados, formação de público e exibição de produções locais, entre outras.

Para o secretário Zeitune, a proposta centrada no conteúdo audiovisual deve estar alinhada ao próprio conceito de globalização. “Nosso desejo é formar alunos, crianças e jovens para que eles próprios possam construir conteúdos, passar emoções e ampliar as possibilidades de conectar as pessoas”.
 
     
  Prefeitura regulariza débito com entidades conveniadas nesta sexta-feira  
    
  
 
  O prefeito Guti e o secretário Alexandre Zeitune anunciaram nesta quinta-feira (26) que o débito com as entidades conveniadas da Educação Infantil e do Mova será regularizado até esta sexta-feira (27). O anúncio aconteceu durante abertura do Curso de Formação de Prestação de Contas de Convênios do 3º Setor, na sede Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

“Reunimos esforços para sanar problemas prioritários, como o pagamento da parcela referente ao ano passado, algo em torno de R$ 4,8 milhões, que serão repassados às entidades conveniadas”, enfatizou o prefeito Guti, lembrando que a iniciativa garante o atendimento de aproximadamente 15 mil alunos atendidos por essas instituições.

Por sua vez, o secretário Zeitune reforçou o compromisso da Prefeitura em garantir o cumprimento de serviços essenciais. “Com a realização desse curso, a Prefeitura vai aprimorar o processo de prestação de contas para minimizar problemas e esclarecer dúvidas”, resumiu.

Na pauta do curso, os participantes receberam orientações quanto aos procedimentos a serem adotados para quitação das dívidas e prestação de contas, discutiram sobre temas ligados à Legislação, além de instruções do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. 
 
     
  Xikelela e SOS Racismo mudam para a sede da Coordenadoria de Igualdade Racial  
  O Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial – Xikelela, e o Serviço SOS Racismo mudaram o local de atendimento para a sede da Coordenadoria da Igualdade Racial, localizada na rua Luiz Turri, 75, no Jardim Zaíra. Essa alteração integra a política de austeridade da administração municipal, no sentido de reduzir os gastos com aluguéis e sem prejudicar os serviços.

O Xikelela é o órgão executivo da Coordenadoria da Igualdade Racial que tem por objetivo valorizar as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, além de oferecer alternativas para geração de renda. Por sua vez, o serviço SOS Racismo, que também se localizava no espaço Xikelela, na Vila Galvão, tem a missão de acolher denúncias de discriminação étnico-racial, religiosa ou de intolerância por meio do telefone 2402-1000.
 
     
  Educação: conveniadas recebem curso sobre prestação de contas  
      
  O prefeito Guti e o secretário Alexandre Zeitune receberam na manhã desta quinta-feira, dia 26, representantes das entidades conveniadas da Educação Infantil e do Mova. O encontro, que aconteceu na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; marcou a realização do Curso de Formação de Prestação de Contas de Convênios do 3º Setor.

Na oportunidade, Guti enfatizou o compromisso da Prefeitura em garantir o cumprimento de serviços essenciais. “Reunimos esforços para sanar problemas prioritários, como o pagamento da 4ª parcela, referente ao ano passado, algo em torno de R$ 4,8 milhões que serão repassados às entidades conveniadas”, comemorou.

O secretário Zeitune reforçou a importância das entidades responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 15 mil crianças. “Com a realização desse curso, a Prefeitura vai aprimorar o processo de prestação de contas para minimizar problemas e esclarecer dúvidas”.

Durante o curso, os participantes discutiram também temas ligados à Legislação, como o Decreto Municipal 28722/2011, que trata sobre procedimentos a serem atendidos por órgãos da Administração Pública quanto à celebração de convênios, além de instruções do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
 
     
  Os Desafios da Juventude Negra é tema de discussão  
      
  A Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR) participou nesta terça-feira (24) do projeto Compartilhando Conhecimento, que foi elaborado e realizado pela Coordenadoria da Juventude em sua sede. Nesta edição, o tema foi Os Desafios da Juventude Negra, apresentado pela equipe técnica da CIR.

Na oportunidade, foram mostrados dados oficiais tanto municipais quanto nacionais, como Censo 2010 e o Mapa da Violência. O material demonstrou a necessidade de um olhar mais profundo para esses jovens. Violência, saúde, escolaridade, renda e outros indicadores sociais mostraram que a juventude negra sofre com efeitos do preconceito, da discriminação e do racismo.

A proposta é elaborar, fomentar e acompanhar políticas públicas para enfrentar esta realidade, melhorando os indicadores sociais e a qualidade de vida desse público. Isso é um grande desafio, pois em Guarulhos 26,9% da população é de jovem, ou seja, mais de 329 mil pessoas, sendo 48% desse total de jovens negros, aproximadamente 157 mil. 
 
     
  Fundo Social oferece curso para trabalhadores domésticos  
  A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade está com inscrições abertas para um curso voltado a trabalhadores domésticos e diaristas. O curso é gratuito e acontecerá na Casa da Laudelina.

O curso é uma ótima oportunidade para quem já trabalha na área e deseja adquirir mais conhecimentos e tentar uma melhor remuneração. As aulas acontecem em espaço adaptado para simular situações comuns no dia a dia de um lar e abrangem técnicas de limpeza, organização de armários e gavetas, higiene e manipulação de alimentos, postura e comportamento, planejamento, lavanderia e como passar roupas, entre outras. Também serão abordados aspectos legais, práticos e psicossociais da profissão, além de saúde e empreendedorismo.

As aulas, realizadas uma vez por semana, terão duração de três meses. O início será na primeira segunda-feira de fevereiro, dia 6, com duas turmas: das 13 às 16h30 e das 18 às 21 horas. Inscrições também podem ser feitas pelo telefones 2482-3862 e 2472-5177.
Local: Casa da Laudelina fica na rua Conde Francisco Matarazzo, 94 - Jardim Zaíra.

Projeto

A Casa da Laudelina surgiu em virtude da nova legislação trabalhista dos empregados domésticos e da importância de valorizar esses profissionais, rompendo com o histórico preconceito e discriminação.

O projeto é realizado em uma casa que foi especialmente adaptada para simular situações de um lar, tanto em relação às acomodações quanto as estruturas de pisos e revestimentos.
O currículo do curso foi formulado a partir de uma visão sistêmica, abordando aspectos legais, práticos, psicossociais, saúde e empreendedorismo, tudo dentro da lógica da sustentabilidade.
 
     
  Secretaria do Trabalho atende em novo endereço  
  A Secretaria do Trabalho informa que nesta sexta-feira, dia 27, não haverá atendimento na avenida Salgado Filho, 475 – Centro, em virtude da mudança de endereço da secretaria, que passará a atender na avenida Monteiro Lobato,  734 – Macedo, a partir da próxima segunda-feira, dia 30.

Informa ainda que haverá atendimento normal nas unidades, localizadas na rua  Antonio Iervolino, 225- Vila Augusta; rua Capão Bonito,  65 - Prédio do CIET – Pimentas e rua Atalaia do Norte,  455 - Jardim Cumbica.
 
     
  Guarulhos, 25 de janeiro de 2017  
     
  Não percam novo lançamento Chrystian & Ralf  
 
 
     
  A música de hoje: 25/01/2017  
  Meu irmãozinho Cesar Moreno, "Quem não se lembra do Abolisamba"? abraços e sucesso.  
 
 
     
  Guti participa de reuniões com empresários de Cumbica e Bonsucesso  
    
  
 
  Na tarde desta quarta-feira (25), o prefeito Guti, acompanhado por Roberto Vomero, presidente da Proguaru, e Rodrigo Barros, secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos (SDCETI), participou de reuniões com empresários das regiões de Cumbica e Bonsucesso.  

As visitas foram na Sil Fios e Cabos Elétricos (Cumbica) e na Mobensani Borrachas Automotivas (Bonsucesso) com o objetivo de ratificar o canal aberto de comunicação com a Prefeitura e firmar compromisso de início imediato de serviços de zeladoria, como tapa-buracos, poda de árvores, reparos nas guias e iluminação destas duas regiões que abrigam um grande número de indústrias.  Em contrapartida, Guti lembrou aos empresários o compromisso com a manutenção das calçadas que circundam as empresas.

Canal aberto

“Devido à difícil condição financeira em que a Prefeitura se encontra, neste primeiro momento podemos realizar intervenções que não demandam grandes recursos, porém sinalizam a parceria que queremos construir para melhorar a qualidade de vida e recuperar a credibilidade do empresariado na nossa cidade. Precisamos que as empresas permaneçam aqui para gerar empregos e receita, fatores fundamentais para o desenvolvimento. A todos, reitero que queremos trabalhar em conjunto e que os canais de comunicação com administração municipal estão sempre abertos”, afirmou Guti.

Marcelo Barone, diretor da Sil Fios, aprovou a iniciativa. “Achamos muito importante esta proximidade e abertura oferecida pela nova administração. Temos muitas demandas para discutir e também muito interesse em colaborar para melhorar a infraestrutura da região”, informou.

“Temos nas mãos a oportunidade de virar a página e começarmos a construir uma nova história pautada pela eficiência e produtividade na qual toda a sociedade seja beneficiada. Queremos construir um ambiente econômico e de negócios confiável para atender as empresas que já estão em Guarulhos e também para atrair novos investimentos”, complementou o secretário Rodrigo Barros.

Como continuidade do trabalho de zeladoria, Roberto Vomero colocou à disposição a equipe técnica da Proguaru para, num segundo momento, junto aos empresários, discutir soluções customizadas para cada área dos bairros em questão, como por exemplo, asfalto reforçado para receber tráfego pesado de caminhões, drenagem, entre outras.
 
     
  Proguaru disponibiliza programação diária de serviços no site  
   
  Numa iniciativa inédita da empresa, a Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) já disponibiliza em seu site ( http://www.proguaru.com.br ) a programação diária dos serviços realizados pela empresa.

Qualquer pessoa pode consultar, a partir do final da tarde, o que será executado no próximo dia por seus trabalhadores. Estão disponíveis as programações das equipes de tapa buracos, drenagem e pavimentação, além dos serviços de limpeza, capinagem, roçagem, varrição, pintura, reforma e pequenas construções.

Para consultar a programação dos serviços, basta entrar no site da Proguaru ( http://www.proguaru.com.br ) e no menu principal, na aba “Acompanhe as obras”, selecionar a opção “Programação Diária”. Na página inicial, do lado direito, logo em primeiro plano na fileira dos destaques, também está disponível um botão que leva diretamente para o mesmo local.

  Assessoria de Imprensa
Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A
Rua Arminda de Lima, 788- Vila Progresso Guarulhos - SP
CEP 07095-010 Fone: 11 2475-9000
 
     
  Espaço Guarulhos terá receptivo de turistas e empresários  
    

Fotos: Sidnei Barros / PMG
 
  Definir uma agenda de trabalho para utilização de um espaço dentro do Aeroporto Internacional da cidade.  Esse foi o objetivo do encontro promovido nesta quarta-feira, dia 25, no Espaço Guarulhos.

A atividade reuniu o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros; o presidente do Convention Bureau Guarulhos, Rolemberg Araújo; o responsável por Negócios Aéreos do aeroporto, João Pedro Pita; e empresários da rede hoteleira. Na oportunidade, o Hotel Mônaco ofereceu um coffe break para os presentes.
Por estar num ponto considerado estratégico dentro do Aeroporto Internacional – a Prefeitura pretende transformar o Espaço Guarulhos num importante receptivo da cidade, não só para os turistas, mas também para os empresários que estão em trânsito pelo aeroporto. 

Para Rodrigo Barros, a proposta é discutir uma agenda conjunta que envolva a Prefeitura, Convention Bureau e o aeroporto. “O Convention Bureau pode nos ajudar a cuidar e organizar o espaço. Os hotéis podem, por exemplo, utilizar o espaço vip para fazer uma reunião com alguém que esteja passando pelo aeroporto. É um espaço para divulgar serviços e a imagem da cidade. Essa parceria com a iniciativa privada vai trazer mais eficiência na gestão pública”, salienta.

O presidente do Convention Bureau, Rolemberg Araújo, fez questão de confirmar seu apoio e colaboração no que for preciso para fortalecer a imagem da cidade e do aeroporto. “Temos interesse em montar um receptivo e colocar informações importantes de Guarulhos. Somos uma rede de 22 hotéis e estamos à disposição”.

Para o representante de Negócios Aéreos do aeroporto, João Pedro Pita, tudo se resume à palavra simbiose. “O aeroporto e a cidade não podem ficar dissociados. O Aeroporto é um polo de crescimento econômico, que cria empregos e aumenta a economia local, levando desenvolvimento para a cidade e para a região,” finalizou. 
 
     
  Exposição EncantAmor é destaque no Adamastor Centro  
   
  Resultado do registro dos Festivais Encantado e do Amor, a exposição EncantAmor, do fotógrafo Leto Maciel, retrata até este domingo (29) no Adamastor Centro, três anos de encontros de culturas alternativas da Família Arco Íris Brasil.

Maciel explica que a Arco-íris é o resultado da vontade de vários indivíduos em construir uma comunidade baseada nos princípios da não-violência, da liberdade, e no desenvolvimento de modos de vida alternativos em comunhão com a natureza, baseadas na cultura indígena ancestral.

O encerramento da Mostra conta com uma programação especial para todos os públicos, a partir das 10h, com meditação, oficina de técnicas circenses, palestras, roda de cantos xamânicos, entre outras atividades.

“O nome da exposição é um jogo de palavras com o nome dos festivais Encantado e do Amor, que registrei durante os últimos anos. Esses encontros acontecem nos parques de São Paulo onde o grupo se reúne para compartilhar ideias e ações sustentáveis. Partilhamos alimentos naturais, fazemos roda de conversa e música, rodas de curas e oferecemos terapias gratuitas como massagem e reiki. A mostra, nesta perspectiva, reflete essa atmosfera do engajamento na construção da mudança que queremos ver no mundo”, destaca Leto Maciel.
Raízes

A Família Arco-íris surgiu no final dos anos 60 nos Estados Unidos e, em muitos sentidos, é a expressão humana fundamental da vida em paz e harmonia.
Baseados no movimento hippie e antiguerra, bem como nos ensinamentos da espiritualidade indígena nativa norte-americana, o grupo se espalhou pelo mundo por meio de encontros e festivais alternativos, intitulados Rainbow Gatherings. O primeiro Festival da Tribo realizou-se em 1972, no Colorado e reuniu mais de 20 mil pessoas.

Serviço:
O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, nº 734, no Macedo.
 
     
  Prefeitura realiza parceria para 1ª Caminhada Down  
    
Fotos: Yve de Oliveira
 
  A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer firmou parceria com a associação Minha Down é UP! para a realização da 1º Caminhada Down em Guarulhos. O evento está programado para acontecer em abril e vai reunir pais e crianças numa animada concentração na Tenda do Bosque Maia.

A entidade foi idealizada pelo casal Danieli Hernandes Ferraz e Anderson Licarião Ferraz – pais da pequena Sophia, de 4 anos. “Nossa missão é ajudar famílias a entenderem mais sobre a síndrome de Down e mostrar o lado incrível e alegre que grande parte da sociedade, e até mesmo muitas famílias na mesma situação que a nossa, parecem não enxergar”, explica Danieli.

Para o diretor de Esportes, Wilson David dos Santos, a proposta também contribui com o modelo de gestão colaborativa. “A 1ª Caminhada Down fomenta também o entendimento sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência em iniciativas esportivas”.
Minha Down é Up! conta também com uma plataforma virtual que reúne artigos de médicos habilitados em saúde e inclusão e depoimentos de outros pais de crianças com a deficiência.

Para conhecer mais sobre a plataforma Minha Down é Up!, acesse: http://www.minhadowneup.com.br/
 
     
  Prefeitura e Investe SP desenvolvem agenda de apoio a exportações e investimentos na cidade  
    
 
  Reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação do Município aproxima equipes e inicia trabalho conjunto entre as instituições
 
Contribuir para alavancar ainda mais o setor econômico local e projetar o município para um novo patamar, mais globalizado, moderno e referência entre as principais cidades do País nortearam o encontro do secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos (SDCETI), Rodrigo Barros, com a equipe da Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.
 
Desenvolvida na sede da SDCETI nesta terça-feira, dia 24, a reunião teve o objetivo de discutir ações conjuntas a serem promovidas nos próximos meses para aproximar os empresários da cidade dos serviços oferecidos pela Investe SP. Entre os destaques, a ideia de ser realizada, ainda neste trimestre, uma edição do SP Export em Guarulhos, oferecendo aos empresários da região uma oportunidade de ter atendimento direto com diversas instituições e serviços úteis para quem quer iniciar a exportação de produtos paulistas
 
“Grande parte do nosso trabalho depende da cooperação das prefeituras, porque são elas que têm o contato direto com os empresários – seja para incentivar expansões, exportações ou novos investimentos. Guarulhos é um grande portal de entrada e saída da América Latina, e é importante que todas as esferas de governo trabalhem juntas para contribuir para o desenvolvimento da região como um todo”, afirmou Sérgio Costa, diretor da Investe SP. Ele ainda apresentou alguns dos serviços oferecidos para empresas interessadas em internacionalizar-se, como o Poupatempo do Exportador e o Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex).
 
Avançar
 
O secretário Rodrigo Barros, por sua vez, apresentou o projeto estratégico da pasta para os próximos quatro anos, inclusive o incentivo à criação de clusters industriais na cidade e de renovação dos serviços existentes de apoio ao empreendedorismo.
 
“Quero fazer de Guarulhos a principal cidade da Investe SP. Com relação à internacionalização das empresas, queremos estudar e nos relacionar com as cidades vizinhas a Guarulhos e criar um corredor de exportações ligando a região a pontos logísticos fundamentais como o aeroporto de Viracopos e os portos São Sebastião e Santos”, afirmou Barros.
 
Durante o encontro, o gestor da SDCETI esteve acompanhado por Adam Kubo, diretor de Relações Industriais e Comerciais, e Danton Coelho, diretor de Tecnologia da pasta. Juntos, eles organizaram uma agenda de trabalho com uma série de ações colaborativas que serão realizadas entre a Investe SP e a Prefeitura para incentivar o desenvolvimento econômico da região.
 
Investe SP
A Investe São Paulo  é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos. A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da Agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.
 
     
  Guarulhos oferece especialização pela UAB para professores na ativa    
 
Foto: José Luiz/PMG
 
  O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Guarulhos, em parceria com a Universidade Federal do ABC, está oferecendo gratuitamente o curso de pós-graduação Latu-Sensu – Especialização em Ciência e Tecnologia na modalidade à distância.

A iniciativa é voltada a professores em exercício de ensino ou gestão de escolas de ensino fundamental ou médio da rede pública de ensino, com curso de graduação concluído. As inscrições para as 50 vagas em Guarulhos já estão abertas e vão até o dia 5 de fevereiro, devendo ser feitas no formulário disponível na internet:
http://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/328568/lang-pt-BR

O curso, que tem carga horária de 370 horas, será ministrado com aulas à distância via internet e encontros presenciais programados. A divulgação do resultado classificatório dos inscritos será feita no dia 14 de fevereiro e a pré-matrícula no polo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Já a segunda lista classificatória, sairá no dia 21 de fevereiro com a respectiva pré-matrícula agendada para os dias 22 e 23 de fevereiro. A aula inaugural está prevista para o dia 11 de março.

Coordenado pela Esap - Escola de Administração Pública Municipal de Guarulhos - e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o polo presencial da UAB funciona no Centro Municipal de Educação Adamastor (av. Monteiro Lobato, 734, Macedo). Mais informações podem ser obtidas no email polouabguarulhos@gmail.com, ou pelos telefones: 2472-5423 / 2408-7603 (UAB/Guarulhos).
 
     
  Primeira edição do SAAE DIRETO acontece nesta sexta-feira  
  A primeira edição do Saae Direto, dia em que a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, irá receber os consumidores para ouvir suas demandas, acontecerá nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro. Durante todo o expediente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, os diretores atenderão os contribuintes que fizerem o agendamento prévio.

Até quinta-feira, dia 26, os consumidores poderão agendar um horário com o diretor da área que ele precisa de um atendimento, com o chefe de gabinete ou mesmo com o superintendente Francisco Carone. Cada um deles irá receber pessoalmente o munícipe para ouvir suas demandas e encaminhar para solução.

O objetivo do Saae Direto é oferecer ao consumidor oportunidade de contato com os principais dirigentes da autarquia municipal, garantindo transparência nas informações para que as soluções sejam encaminhadas da melhor forma possível.
A estreia do Saae Direto será realizada na sede administrativa da autarquia, à avenida Tiradentes, 3.198, no Bom Clima.

Os agendamentos poderão ser realizados pelo telefone 2463-7008, até quinta-feira, dia 26.

Quem são os diretores disponíveis para o atendimento

- Francisco Carone – Superintendente.

- Plínio Tomaz - Diretor-adjunto da Superintendência. É o principal assessor do superintendente sobre todos os assuntos da autarquia e o substitui quando necessário.

- Willian Correa Melges - Chefe de gabinete e diretor das áreas de Comunicação Social, Relação com os Consumidores, Controle da Informação (0800) e os Fáceis. Trabalha, portanto, com o relacionamento com o público atendido pelo Saae.

Fernando Henrique Gajaca Newman Evans - Diretor do Departamento Jurídico. Trabalha exclusivamente com processos e tudo o que envolve a área jurídica do Saae.

Oscar Otavio Bonilha Neto - Diretor das áreas de recursos humanos, financeira, frota, licitações, leitura de hidrômetros, corte e restabelecimento de água.

Katia Regina Ferreira Morini - Diretora dos departamentos de Planejamento e Projetos (antigo DPP) e Obras (DO). As obras incluem extensão e ligações das redes de água e esgoto. Já o Planejamento e Projetos realiza estudos para atender às demandas de Obras.

Menotti Zanela Napolitano - Diretor do Departamento de Manutenção e Operação, responsável por consertar vazamentos de água e esgoto, poços, distribuição, falta de água, caminhões-pipa.
 
     
  Guarulhos, 24 de janeiro de 2017  
     
  Prefeitura firma convênios e população tem quatro bancos para pagar o IPTU  
  Após grande esforço da Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças, os contribuintes poderão efetuar o pagamento do IPTU também nas agências do Santander a partir desta quarta-feira (25). Nesta terça-feira (24) já estavam habilitadas para receber o tributo os bancos Itau e Bradesco, além da Caixa Econômica Federal. A informação foi dada pelo prefeito Guti no final da tarde desta terça-feira, por meio das mídias sociais.

Em razão de a administração anterior ter feito convênio do pagamento do IPTU apenas com a Caixa Econômica Federal, a população estava reclamando das dificuldades e falta de segurança para fazer o pagamento do tributo. Diante disso, o prefeito Guti determinou que se estendesse o convênio com as demais instituições financeiras.

O processo não foi fácil, pois demanda uma série de trâmites burocráticos. No entanto, já nesta terça-feira também as agências do Bradesco e Itau já começaram a receber o pagamento. Nesta quarta-feira será a vez do Santander.
Para o prefeito Guti, essa era uma ação fundamental para dar mais comodidade e segurança aos munícipes. “Conseguimos firmar estes convênios e agora são quatro bancos para atender a população. Ainda não conseguimos avançar com o Banco do Brasil, mas vamos continuar dialogando para que o guarulhense consiga pagar seu IPTU nesse banco”, reafirmou.

Vencimentos começam nesta sexta-feira

A primeira parcela do IPTU 2017 e da cota única, já com desconto de 10% calculado, começa a vencer nos dias 27, 30 e 31 de janeiro, de acordo com o CEP do imóvel. Os 359.181 carnês de IPTU estão sendo entregues pelos Correios e a 2ª via já está disponível no site da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br). Nas unidades da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, a solicitação da 2ª via pode ser feita.

Números

Uma informação importante  é que não houve reajuste da base de cálculo do IPTU, em relação ao exercício de 2016, tampouco majoração de alíquota de terrenos e construções. Houve apenas a correção monetária da UFG (Unidade Fiscal de Guarulhos), apurada pelo IPC da Fipe, com variação de 6,15%, conforme determina a Lei Municipal nº 5.638/2000. A previsão de arrecadação anual está orçada em R$ 443,4 milhões.

De um total de 417.341 mil imóveis cadastrados na Prefeitura, 333.349 são residenciais, 46.406 não residenciais e 37.541 de terrenos vagos. Beneficiados com a isenção de IPTU são 30.135, entre os quais os de aposentados, “habitações econômicas” (valores menores a 75 UFG), imóveis do Plano de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal (PAR-CEF), entre outros. Já 5.593 imóveis são imunes ao tributo como igrejas, sindicatos, entidades assistenciais ou educacionais, imóveis públicos, entre outros.

Terrenos vagos com problemas no endereço de entrega tiveram seus lançamentos efetuados, mas os carnês não foram gerados. Nestes casos, o proprietário deve procurar uma agência da Rede Fácil para fazer a atualização cadastral e emitir a segunda via. Imóveis com problemas de entrega também deverão ter a atualização cadastral feita na Rede Fácil.
Serviço

As agências do Fácil nos bairros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A unidade localizada no Paço Municipal (avenida Bom Clima, 91, Bom Clima) tem expediente até as 20 horas, de segunda a sexta-feira, e abre aos sábados, das 8 às 13 horas. Já o expediente do Fácil Móvel é de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.
Confira o endereço das agências da Rede Fácil:
Bom Clima - avenida Bom Clima, 49 (Paço Municipal)

Cumbica - avenida Santos Dumont, 387

Jardim Presidente Dutra - avenida Papa João Paulo I, 3.887

Jardim São João - rua Mesquita, 29

Marcos Freire - estrada do Capão Bonito, 53

Parque Jurema - avenida Jurema, 453

Taboão - avenida Silvestre Pires de Freitas, 327

Vila Galvão - rua Caixa D’água, 14

Vila Rio de Janeiro - avenida Salgado Filho, 3.149

Fácil Móvel - Até 03/02 na Vila Galvão – rua dos Coqueiros com rua São Daniel (na mesma calçada do Teatro Nelson Rodrigues)
 
     
  Unidade do CIET passa a atender no CEU Cumbica  
 
Fotos: José Luiz/PMG
 
  Nesta última terça-feira (24) o CIET – Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda Cumbica troca de endereço e passa a atender a população nas dependências do CEU Cumbica, à avenida Atalaia do Norte, nº 544.

Com a mudança, a agência pública de empregos pretende aproximar ainda mais a população da região das oportunidades de emprego, facilitando os processos de emissão de documentos, a difusão de informações e a oferta de cursos profissionalizantes.

Atualmente o CIET atende a população com serviços de cadastro e encaminhamento a vagas de empresas, emissão de Carteira Profissional, seguro-desemprego, inscrição em cursos gratuitos de qualificação profissional em outros três polos nas regiões Centro, Vila Augusta e Pimentas.

Serviço
O CEU Cumbica fica na avenida Atalaia do Norte, nº 544, no Jardim Cumbica. Mais informações pelo telefone: 2412-2771.
 
     
  Prefeito Guti informa que mais três bancos passam a receber o pagamento do IPTU de Guarulhos. Além da Caixa Economica Federal, Bradesco, Itaú e Santander.  
   
     
  Agência bancária  é lacrada por falta de Licença de Funcionamento  
      
  Operação de fiscalização organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) nesta segunda-feira, dia 23, resultou na lacração de uma agência bancária da Caixa Econômica Federal em Guarulhos. 

O estabelecimento localizado na avenida Monteiro Lobato, 747, no Macedo, em frente ao Teatro Adamastor Centro, teve a Licença de Funcionamento cassada por operar em desacordo com a Legislação Municipal.

Por meio de comunicados emitidos em janeiro e novembro do ano passado, o órgão já havia solicitado a apresentação de laudos e demais documentos necessários para a concessão de alvará. No entanto, até a data da interdição, a documentação exigida não foi apresentada.
Uma das pendências é a inexistência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

De acordo com a Lei 6046 e Decreto 23.202 de 2004, ao deixar de apresentar esse documento, o estabelecimento não atendia aos requisitos básicos para funcionar de maneira segura.

A medida teve por base a legislação, o descumprimento dos prazos legais para a regularização, a expressiva quantidade de pessoas que frequentam o equipamento e o fato de o banco estar localizado em uma região de considerável aglomeração popular.

Outras ações

Na semana passada, uma unidade da Casas Bahia localizada no calçadão da rua D. Pedro II, no Centro, foi lacrada por motivos semelhantes.  

Para a Prefeitura, o objetivo das operações é zelar pela segurança de clientes, funcionários e o bem-estar geral dos cidadãos. “Vamos seguir fiscalizando e incentivando a regularização das atividades econômicas praticadas em Guarulhos, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte”, ratificou o secretário Jorge Taiar. 

A lacração é uma consequência quando há inércia por parte dos responsáveis com relação ao atendimento dos critérios de segurança. Após as adequações relativas à segurança da edificação serem atendidas, e consequentemente sua Licença de Funcionamento estar devidamente em ordem, a SDU irá providenciar a remoção do lacre. 
 
     
  Defesa Civil interdita 60 apartamentos do Residencial Flamboyant por problemas na estrutura dos prédios  
   A Coordenadoria da Defesa Civil interditou na tarde desta terça-feira, dia 24, três blocos de apartamentos do Residencial Flamboyand, envolvendo um total de 60 apartamentos, localizado na rua Tenri, 175, em Bonsucesso. O motivo, de acordo com engenheiro civil do órgão, Ronaldo Barbosa, é que a edificação apresentou recalque grave, com trincas e rachaduras nas paredes, o que obrigou a adoção da medida de desocupar as moradias que foram construídas com recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
 
A tomar conhecimento da situação pela manhã, a Prefeitura de Guarulhos mobilizou diversos órgãos para dar suporte às famílias (Saúde, Assistência Social, Habitação e Desenvolvimento Urbano), além de acionar a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Qualyfast Construtora, responsáveis pela obra, cujos representantes também estiveram presentes ao local. 
 
De acordo com a Prefeitura, a construtora Qualyfast se comprometeu a atender as 59 famílias que foram desalojadas e deverá dar a solução ainda no dia de hoje. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social está providenciando alimentação aos moradores dos prédios afetados e a Secretaria de Saúde disponibilizou uma viatura do Samu para eventual atendimento. Paralelamente, a Defesa Civil liberou uma família por vez, por motivo de segurança, para a remoção de seus principais bens dos apartamentos.
 
O Residencial Flamboyant conta com um total de 360 apartamentos e a Prefeitura de Guarulhos, por intermédio de engenheiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, irá vistoriar os demais prédios do condomínio, a fim de se certificar de que não há problemas em outras unidades. A administração municipal também está exigindo a participação da Caixa Econômica Federal nesse processo. 
 
     
  Oficinas sobre cobras, aves e outros bichos estão na agenda de fevereiro do Zoo de Guarulhos  
 
Foto: Jair Malavazi/PMG
 
  Você sabia que o tráfico de animais silvestres é a terceira maior fonte de renda ilícita do planeta e ameaça levar muitas espécies à extinção? Ou então que os atropelamentos são a causa da morte de milhões de animais anualmente no Brasil? Estes e outros assuntos relacionados à conservação da biodiversidade serão tema de encontros promovidos durante o mês de fevereiro, pelo Zoológico de Guarulhos.

Além dos conhecimentos teóricos, algumas das atividades reservam fortes emoções. É o que acontece na oficina “Mão na cobra: conhecer para preservar”, na qual os participantes podem tocar, e até colocar no pescoço (tem coragem?), o exemplar de jiboia ou de corn snake (cobra do milho norte-americana), que será a estrela do dia.

A participação é livre e gratuita: basta comparecer no Zoo no dia e horário da atividade escolhida. A cada dia são oferecidos dois horários. Cada oficina tem duração de até duas horas. Escolas devem agendar participação com antecedência.

Interessou? Então se liga na agenda:

07/02 – terça-feira
9h e 13h30 – Conversando sobre: “Atropelamento de fauna: Como você pode ajudar”.
 
08/02 – quarta-feira
9h e 13h30 – Conversando sobre: “Aedes aegypti: Vamos combater este mosquito”.
 
10/02 – sexta-feira
9h e 13h30 – Oficina: “Mão na cobra: conhecer para preservar”
 
 14/02 – terça-feira
9h e 13h30 – Conversando sobre: “Aves: Importância para o meio ambiente. Como preservá-las?”
15/02 – quarta-feira
9h e 13h30 – Conversando sobre: “Tráfico de animais”.
 
21/02 – terça-feira
9h e 13h30 – Conversando sobre: “Atropelamento de fauna: Como você pode ajudar”.
 
22/02 - quarta-feira
9h e 13h30 – Conversando sobre: “Aedes aegypti: Vamos combater este mosquito”.
 
23/02 – quinta-feira
9h e 13h30 – Oficina: “Mão na cobra: conhecer para preservar”

Importante:
As atividades, bem como horários de início e término das mesmas, estão sujeitas a alterações e cancelamentos, de acordo com as condições climáticas, número de participantes e condições do animal.
 
Serviço:
O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França. Mais informações e agendamentos: eambiental.zooguarulhos@gmail.com ou pelo telefone 2455-6497.
 
     
  Prefeitura intensifica fiscalização de descartes irregulares  
      
  A Secretaria de Serviços Públicos vem intensificando a fiscalização de descartes irregulares de resíduos sólidos na cidade. Somente nas primeiras semanas de 2017, foram apreendidos 11 caminhões e seus condutores foram autuados. As apreensões aconteceram na região conhecida como Campo da Paz, entre o Parque Mikail e o Jardim Paraíso; e também na avenida Gabriel de Souza Lopes, no Cabuçu, e na Rua Manuel Fernandes Garrote, no Lavras.  

Além da apreensão do descarte irregular, durante a fiscalização são verificados o cadastro do transportador e o CTR – Controle de Transporte de Resíduos, documentos obrigatórios para o transporte de resíduos no município.

Para as ações, a Secretaria de Serviços Públicos tem contado com o apoio fundamental da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Ambiental, que também efetua as diligências e é peça chave nas abordagens.

Para manter a cidade limpa, não bastam apenas as ações do poder público. A colaboração da população é essencial. Ao contratar algum serviço, o cidadão deve procurar empresas idôneas e que se responsabilizem pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

A cidade dispõe de uma rede de 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde pode ser feito o descarte adequado de entulho, móveis velhos, podas e outros materiais recicláveis.  Para saber os endereços, basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br em Serviços Públicos/PEVs.

A Secretaria lembra ao cidadão que nunca jogue lixo ou entulho nas vias, praças e córregos, pois, além de sujar a cidade, também contribui para a proliferação de inúmeras doenças. Respeitar os dias e horários da coleta domiciliar também ajuda a manter tudo mais limpo. Afinal de contas, a cidade é de cada um e todos nós podemos mais!
 
     
  Guardas Civis participam de atividade na sede da Rota  
    
  
 
  Cerca de 20 guardas civis municipais de Guarulhos, que fazem parte do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), participaram nesta terça-feira, dia 24, de um treinamento na sede da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), no bairro da Luz, em São Paulo.

A atividade foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública, Gilvan Passos e pelo inspetor Lemos, da GCM, e contou com apresentações teóricas e práticas de como abordar condutores de veículos (carros e motos) em busca de armas e drogas, bem como, verificação de documentação de veículos e motoristas.

Os integrantes da GCM foram recebidos pelo subcomandante da Rota, o capitão Nery, pela cabo Tercília, pelo 2º sargento Willian e pelo soldado Tiago Belli.

“O treinamento é uma troca de conhecimentos para colocarmos em prática em Guarulhos. É um trabalho preventivo que visa a segurança do município”, salientou Passos.
Além da rota, que é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a intenção é visitar outros setores da polícia como, por exemplo, o Canil do Estado de São Paulo, tendo em vista que a GCM possui um canil na cidade.
 
     
  Prefeitura realiza limpeza em córregos da cidade  
    
  
Fotos: Fábio N Teixeira - PMG
 
  A Prefeitura, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb) da Secretaria de Serviços Públicos, tem intensificado os trabalhos de limpeza nos córregos que cortam Guarulhos. A ação busca minimizar os problemas causados pelas chuvas que vem castigando a cidade.

Na tarde da última segunda-feira (23), equipes do Delurb trabalharam em trechos dos córregos que passam pela rua Ilha Comprida, no Jardim São Paulo; e pela rua vereador Antônio Grotkowski, no Macedo. Os trabalham se concentraram na retirada de entulho, lixo e lama das travessias e das margens dos córregos.

O descarte irregular traz transtornos para a comunidade e para a cidade. Para minimizar esses problemas, a Prefeitura solicita à população que colabore, não jogando lixo nas vias e respeitando os dias e horários das coletas domiciliares. O descarte dos entulhos deve ser feito num dos 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade, evitando assim maiores transtornos. Para saber o endereço mais próximo, basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br em Serviços Públicos /PEVs.
 
     
  Guarulhos, 23 de janeiro de 2017  
     
  Secretaria de Esportes sela parcerias com a CBF  
   
  O secretário-adjunto do Esporte, Ilton Jorge de Assis Roque  -“Tom”, e o diretor de Desporto Amador, Wilson David dos Santos, estiveram no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (18) para um encontro com representantes do COB - Comitê Olímpico Brasileiro e da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, com o objetivo de fortalecer as relações institucionais e buscar parcerias com as principais entidades do esporte nacional.

Durante a reunião, com vistas à formalização de apoio técnico-esportivo, os representantes guarulhenses obtiveram parcerias importantes para a cidade, como cursos relacionados ao futebol, festivais infantis e seletivas para atletas do sexo feminino.                        

“Guarulhos será a terceira cidade do país a receber este apoio, cujo principal intuito é levar a doutrina do futebol brasileiro aos professores, técnicos de categorias menores e demais profissionais ligados à modalidade”, esclarece Wilson David.

Por sua vez, o secretário Tom completa ainda que foram colocados à disposição serviços para os profissionais da cidade. “No encontro, recebemos o aval da CBF para a utilização do moderno laboratório para avaliação física dos futuros talentos e voltamos com a sensação de dever cumprido. Gostaria de ressaltar que Wilson e eu arcamos com todas as despesas da viagem, para nós, um investimento para o esporte da nossa cidade”, destaca.
 
     
  Encontro discute reorganização do Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental  
    
Fotos: Yve de Oliveira
 
  Representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental (GTIEA) se reuniram com o secretário Alexandre Zeitune para propor parcerias com as demais pastas na articulação de ações que envolvem o tema. O encontro foi na tarde da última sexta-feira (20), na sede da Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria de Educação, Zenaide Evangelista Clemente Cobucci, a reorganização do GTIEA é essencial para a continuidade e fortalecimento das ações práticas. “É possível mudar a sociedade transformando a educação. Há trabalhos belíssimos nas redes estadual e municipal, mostrando que as crianças são os agentes importantes dessas mudanças”, destaca a diretora.

Histórico

Na pauta do encontro, os participantes debateram ainda sobre importantes ações realizadas no âmbito da Educação Ambiental, além de desafios que se impõem a algumas iniciativas, como por exemplo, o impacto da construção do trecho Norte do Rodoanel, que passa pela região do Cabuçu.

Considerando a totalidade que o termo meio ambiente abrange, o secretário Zeitune chama especial atenção para o aspecto urbano. “Essa questão tem forte impacto na qualidade de vida das pessoas na cidade e, portanto, os estudos devem ser sistematizados para que isso se transforme em políticas públicas, para além das políticas de governo”.

GTIEA
O Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental é composto por servidores das secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Governo, Saúde, Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Urbano e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, além de funcionários do SAAE e da Proguaru.

O GTIEA foi formado com a finalidade de promover, articular e fortalecer a educação ambiental no município, bem como coordenar a elaboração de proposta de lei sobre a Política Municipal de Educação Ambiental.
 
     
  Guarulhos recebe evento internacional de moda  
    
  
Fotos: Márcio Lino
 
  A cidade de Guarulhos abrirá suas portas de 15 a 20 de maio para um grande evento internacional de moda: o African Fashion Week, que será realizado no Shopping Maia e contará com palestra, workshop, rodada de negócios, exposição e um desfile de moda com estilistas e modelos africanos e brasileiros de sucesso na atualidade.

O African Fashion Week é parte integrante do projeto Guiné-Bissau, Além-Fronteiras/Africanizando, que surgiu da necessidade de divulgar, valorizar e promover a cultura africana, por meio de atividades culturais, educacionais e socioeconômicas.

A expectativa é que o evento envolva diretamente 1.700 pessoas entre embaixadores, cônsules, autoridades, empresários, formadores de opinião, estudantes de moda e sociedade civil, buscando atingir um público estimado em cerca de 100 mil pessoas, incluindo mídias sociais.

O evento conta com parceria de diversos consulados africanos; da Prefeitura de Guarulhos; do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos; do Bristol – Hotéis Resorts; do Congo Fashion Institute; da Abrajet Nacional – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo; entre outros.
O desfile terá estilistas importantes da África do Sul, República do Cabo Verde, República Democrática do Congo, Nigéria, Angola, Moçambique, Guiné–Bissau, São Tomé e Príncipe, Senegal, Gâmbia, Marrocos, República da Guiné, Costa do Marfim e Brasil.

Responsabilidade social do projeto

Durante a semana de moda, estilistas e artesãos estarão ministrando oficinas para alunas do curso de costura do Fundo Social de Solidariedade da cidade. A atividade tratará de simbologia, modelagem, criação e bordados. O resultado da oficina será apresentado no encerramento da African Fashion Week.
 
     
  Córrego dos Japoneses passa por limpeza  
  Munícipes podem ajudar não jogando lixo nas ruas  
    

 
  Funcionários do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos trabalham nesta segunda-feira, dia 23, na retirada de entulho, lixo e lama das travessias e das margens do córrego dos japoneses, no Cocaia. A ação faz parte de um plano para minimizar os efeitos da chuva em Guarulhos.

O descarte irregular traz transtornos para a comunidade e para a cidade. Entulho, móveis velhos e lixo que são jogados nas ruas, praças, terrenos e rios causam enchentes e colaboram para a proliferação de doenças. Para evitar o problema, é necessária a colaboração da população, não jogando lixo nas vias e respeitando os dias e horários das coletas domiciliares.

Lugar de lixo é no lixo e de entulho é nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) da cidade. São 19 PEVs, que são espaços para a destinação adequada de resíduos da construção civil e demolição (ferro, argamassa, solo e outros). Nesses locais, os munícipes podem entregar até 1m³ (um metro cúbico) de material por dia, o que equivalente a 12 (doze) carrinhos de mão cheios ou 20 sacos de 50 litros. Os PEVs recebem também materiais como móveis, pneus, poda de árvores e utensílios em geral sem serventia. Confira os endereços em www.guarulhos.sp.gov.br em Serviços Públicos /PEVs.
 
     
  Guarulhos, 22 de janeiro de 2017  
     
  Pedro Notaro: Perdi um irmão... Descanse em paz, Arnone...  
   
     
  Prefeito Guti acompanhando o trabalho dos técnicos da prefeitura para minimizar os transtornos causado pela chuva  
     
     
  A Prefeitura de Guarulhos realiza neste domingo, dia 22, força-tarefa, liderada pelo prefeito Guti e pelo vice Alexandre Zeitune  
    
  
 
  A Prefeitura de Guarulhos realiza neste domingo, dia 22, força-tarefa, liderada pelo prefeito Guti e pelo vice Alexandre Zeitune, em conjunto com diversos secretários municipais, Proguaru e Saae, que estão indo aos principais pontos da cidade, afetados pelas chuvas que caíram com maior intensidade desde o início da madrugada deste sábado. Os trabalhos são gerenciados pelo Coronel Waldir Pires, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Nos últimos quatro dias, o índice de chuvas acumulado no município chega a 85 milímetros até a manhã deste domingo. A região que mais choveu foi o Itapegica, com 102,2 milímetros neste período, de acordo com dados do pluviômetro da Defesa Civil Municipal. A média histórica para a cidade é de 225 milímetros ao longo de todo o mês.

Equipes das Secretarias de Obras, Habitação, Serviços Públicos, Transportes e Trânsito, Assistência Social, Meio Ambiente, Segurança Pública, além de Proguaru e Saae, estão nas ruas prestando auxílio às pessoas afetadas, além de promovendo ações de limpeza e dando apoio aos desalojados. Não há registro de vítimas, apenas algumas famílias que deixaram as moradias preventivamente indo para casas de parentes e amigos.

A Defesa Civil Municipal atendeu 22 ocorrências neste sábado nos mais diversos pontos da cidade. Os mais graves foram no Jardim Fortaleza (deslizamento de terra, que afetou quatro moradias, na rua Adílson Charles dos Santos Junior), Vila São João (deslizamento de terra com queda de um muro, na rua Vivência, 174) e Jardim Valéria (deslizamento de terra provocando queda de muro na avenida Gaivota, 181).

Enchentes foram registradas ao longo dos córregos do Taboão e Japoneses, afetando bairros da região do Cocaia, como Jardim Rossi, Sítio dos Morros, , ocasionado alagamentos de vias importantes como a avenida Brigadeiro Faria Lima, que ficou bloqueada ao trânsito por um breve período. Na estrada do Cabuçu, houve a queda de uma árvore de grande porte na altura do número 4.965.  Houve alagamentos também na Vila das Palmeiras, Vila Rio de Janeiro, Jardim Vera, Cidade Satélite, Jardim Hanna.

Guardas Civis Municipais resgataram um casal, no final da tarde deste sábado, de dentro de um automóvel que estava sendo arrastado pelas águas, na avenida Antonio de Souza. Os dois foram retirados com segurança do carro, após os agentes entrarem no meio da enchente.
 
     
  Guarulhos, 20 de janeiro de 2017  
     
  Proguaru passa a utilizar o WhatsApp para atender a população  
   
  A Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) amplia sua base de interatividade com a população ao utilizar o WhatsApp para atender as demandas referentes à varrição, limpeza, conservação e pavimentação das ruas da cidade. O acesso deve ser feito pelo número (11) 95556-8388.

De acordo com o setor de Comunicação da empresa, assim que a mensagem é recebida pela área de atendimento, a solicitação é analisada e encaminhada para o setor competente, a fim de que o problema seja resolvido ou esclarecido com brevidade.

Outro aspecto importante nesse processo é a geração um número de protocolo, no qual o munícipe pode acompanhar o andamento de seu pedido. 

Outros canais de diálogo com a empresa estão abertos:
o email faleconosco@proguaru.com.br e o telefone (011) 2475-9000.
 
     
  Proguaru conclui recapeamento da alça de acesso à via Dutra neste fim de semana  
    
 
  A Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) termina neste final de semana as obras de recapeamento da alça de acesso à rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo, para quem trafega pela avenida Aniello Pratici, na região central de Guarulhos. Na pista existiam muitas irregularidades que colocavam em risco a segurança dos motoristas.

O processo de recuperação da via teve início na última quarta-feira, dia 18, quando foi realizada a fresagem da pista, que é o corte ou raspagem do asfalto para tirar o pavimento danificado, nivelando o solo. Na oportunidade, o prefeito Guti, o vice-prefeito Alexandre Zeitune e o presidente da Proguaru, José Roberto Vomero, acompanharam o início dos trabalhos.

Já na quinta-feira, dia19, esse trecho foi fechado temporariamente para a aplicação da massa asfáltica. Durante toda esta sexta-feira (20), devido ao mal tempo, não foi possível concluir a obra, ficando para este final de semana o recapeamento restante da via. Diante dessa situação, a Proguaru alerta aos motoristas que evitem utilizar este acesso no sábado (21) e domingo (22), das 9 às 15 horas, em função do trabalho a ser realizado no local.
Nessa ação, estão sendo asfaltados 1.320 metros quadrados de via. No local também já foram executados os serviços de roçagem e limpeza. Após a conclusão dos serviços, será feita a pintura das guias.
 
     
  Prefeito e secretário visitam unidades de Saúde em Goiânia  
   
  O prefeito Guti esteve em Goiânia, acompanhado do deputado estadual Jorge Wilson e do secretário de Saúde de Guarulhos, Roberto Lago, na quinta-feira, dia 19, quando visitou a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. A comitiva guarulhense foi apresentada ao modelo informatizado de Regulação em Saúde utilizado pela rede local, o qual amplia o leque de informações sobre os pacientes e garante mais agilidade no atendimento dos diferentes procedimentos, além de fornecer mais de 200 indicadores em saúde.

As autoridades guarulhenses também estiveram no Hospital de Urgências de Goiânia, considerado modelo de atendimento de urgência daquele estado, referência em gestão de qualidade. Na oportunidade, ficou ajustado um termo de colaboração técnica entre a Secretaria de Estado de Goiás e a Prefeitura de Guarulhos, que pretende dinamizar e qualificar o atendimento no Hospital Municipal de Urgências (HMU) e no Hospital Municipal da Criança e Adolescente (HMCA).
 
     
  Inscrições abertas para aulas de pedal na Cidade Mirim Ayrton Senna  
    
  
 
  Quer aprender a andar de bicicleta com toda a segurança em um lugar especialmente preparado? No próximo dia 4 (primeiro sábado de fevereiro), acontecem as primeiras aulas do ano de pedal para crianças e adultos no circuito da Escola Pública de Trânsito - Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva, que fica dentro do Parque Municipal Júlio Fracalanza, na Vila Augusta. Serão três turmas nos horários das 9 às 10h, 10 às 11h e 12 às 13h.

O curso terá sequência nos dois sábados consecutivos, dias 11 e 18, nos mesmos horários. Na primeira aula, que é teórica, os inscritos aprendem sobre as partes da bike, pequenos reparos e regras de trânsito. Nos segundo e terceiro encontros, os focos serão equilíbrio e pedalada. Caso seja necessário, pode-se fazer as duas últimas etapas novamente em turmas subseqüentes.

A participação é totalmente gratuita, mas a vagas são limitadas. É necessário apresentar atestado médico autorizando esforço físico. Para se inscrever, basta ligar 2425-1743. Para quem não tem ou não quiser usar bicicleta própria, o parque empresta o equipamento gratuitamente durante o período de aula.


Escotismo

Quem quiser esticar mais um pouco o passeio, a partir da 1h30 até as 17h30, no mesmo local, será possível participar gratuitamente das atividades promovidas pelo grupo de escoteiros Guaru 198/SP. 

A idade mínima exigida é de 6 anos e 6 meses. No caso de menores de idade, o responsável deverá preencher autorização no ato da inscrição. Todos os interessados devem apresentar atestado médico para esforço físico e também a carteira de vacinação atualizada.
Serviço:
O Parque Júlio Fracalanza (Escola Pública de Trânsito – Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva) fica na rua Joaquim Miranda, 471 - Vila Augusta.
 
     
  Adamastor Centro inaugura a exposição Bichos 2017 neste sábado  
   
  Com a abertura neste sábado, dia 21, às 19 horas, a exposição Bichos 2017 se estenderá até o próximo dia 18 de fevereiro, no Adamastor Centro. O projeto, que conta com artistas integrantes do ateliê Conexões, foca técnicas de desenho e gravuras e explora a relação de cada um com os animais que habitam seu cotidiano e imaginário.

A exposição, que já está em sua segunda edição, dá continuidade à proposta do coletivo, de agregar, conectar e aproximar ideias, sonhos e os diferentes olhares para a Arte.

Serviço

Exposição: Bichos 2017
De 22 de janeiro a 18 de fevereiro
Abertura: sábado - 21 de janeiro, às 19h
Local: Adamastor Centro
Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo
2º Peixe Barrigudo “Ao Vivo” na segunda-feira

Lugar de experimentações, exibição de arte de diversas vertentes, troca de ideias, início de parcerias e é claro, muito amor! Na próxima segunda-feira, dia 23, às 19h, a Casa Clam promove o 2º Peixe Barrigudo, evento ao vivo que reúne arte de qualidade, em todas as suas vertentes.

O Peixe Barrigudo é um canal do Youtube que nasceu para divulgar cena autoral independente de Guarulhos e diversas cidades e prevê projetos de interação com os artistas ligados ao teatro, poesia, música, fotografia, artes plásticas, cinema e toda forma de expressão artística.

Além de microfone aberto para aqueles que quiserem dar uma canja, o evento conta com show de abertura de Gabriel Peri e da banda Carbônica, o que garante variedade de sons, poesia e ideias.

Serviço:
2º Peixe Barrigudo ‘Ao vivo’
23 de janeiro – das 19h às 23h
Casa Clam – Avenida Rotary, 98 – Vila Endres
Abertura com pocket show da banda Carbônica e Gabriel Peri (microfone aberto)
 
     
  Guarulhos oferece especialização para professores na ativa pela UAB  
 
Foto: José Luiz/PMG
 
  O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Guarulhos, em parceria com a Universidade Federal do ABC, está oferecendo gratuitamente o curso de pós-graduação Latu-Sensu – Especialização em Ciência e Tecnologia na modalidade à distância.

A iniciativa é voltada a professores em exercício de ensino ou gestão de escolas de ensino fundamental ou médio da rede pública de ensino, com curso de graduação concluído. As inscrições para as 50 vagas em Guarulhos já estão abertas e vão até o dia 5 de fevereiro, devendo ser feitas no formulário disponível na internet: http://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/328568/lang-pt-BR

O curso, que tem carga horária de 370 horas, será ministrado com aulas à distância via internet e encontros presenciais programados. A divulgação do resultado classificatório dos inscritos será feita no dia 14 de fevereiro e a pré-matrícula no polo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Já a segunda lista classificatória, sairá no dia 21 de fevereiro com a respectiva pré-matrícula agendada para os dias 22 e 23 de fevereiro. A aula inaugural está prevista para o dia 11 de março.

Coordenado pela Esap - Escola de Administração Pública Municipal de Guarulhos - e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o polo presencial da UAB funciona no Centro Municipal de Educação Adamastor (av. Monteiro Lobato, 734, Macedo). Mais informações podem ser obtidas no email polouabguarulhos@gmail.com, ou pelos telefones: 2472-5423 / 2408-7603 (UAB/Guarulhos).
 
     
  Prefeitura e SESI renovam acordo de cooperação técnica-esportiva  
 
Foto:Yve de Oliveira/PMG
 
  O secretário Alexandre Zeitune recebeu na manhã desta sexta-feira (20) representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Guarulhos. Durante o encontro, que aconteceu na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram debatidos os termos para renovação do convênio de cooperação técnica-esportiva entre a entidade e a Prefeitura.

Localizado no Jardim Cocaia, o Sesi atende cerca de 400 crianças e jovens, entre 6 e 18 anos, envolvidos nas seguintes modalidades: Judô, Ginástica Acrobática e Artística.

A reunião contou ainda com as presenças do secretário-adjunto de Esportes, Ilton Jorge de Assis Roque; do diretor de Esportes, Wilson David dos Santos; e do diretor do Sesi, Marcio José Nunes Siqueira, que também discutiram a ampliação do convênio com a incursão de novas modalidades, o que ampliaria a quantidade de jovens atendidos.

“Na nova gestão, o Esporte ocupa uma política central, pois entendemos que esse é o meio para inclusão das pessoas no caminho do bem”, destacou Zeitune, reforçando a importância e necessidade do fomento de modalidades de referência para a cidade. 
 
     
  Fundo Social abre inscrições para cursos gratuitos de hidráulica e horta caseira  
  Que tal aprender a se virar sozinho em casa para não precisar pagar por serviços simples ou até mesmo cultivar uma horta e ter alimento saudável e fresquinho, mesmo que seja num pequeno espaço? Para quem gostou da ideia, a Prefeitura de Guarulhos, através do Fundo Social de Solidariedade, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Pequenos Reparos Hidráulicos e Horta Caseira.

As aulas serão realizadas, em diferentes datas, na Casa da Laudelina, que fica no Jardim Zaira (Rua Conde Francisco Matarazzo, 94). As inscrições estão abertas à população em geral e devem feitas pelos telefones 2482-3862 ou 2472-5177.

Os alunos de “Pequenos Reparos Hidráulicos” vão aprender a resolver problemas como vazamento, cano entupido, pinga-pinga, odores e também sobre instalações de água fria e quente e esgoto. O curso tem 4 horas e 30 minutos de duração divididas em três dias: 26 de janeiro, 2 e 9 de fevereiro, das 18h30 às 20 horas.

Já para os inscritos em Horta Caseira, o programa inclui técnicas de plantio em pequenos espaços, preparo do solo, plantio em vasos e jardineiras e nutrição das plantas. O curso tem 3 horas de duração e será realizado no dia 26 de janeiro, das 9 às 12 horas.
 
Trabalhadores domésticos e diaristas
Para quem já trabalha na área e deseja adquirir conhecimentos que podem até trazer melhor remuneração, a Casa da Laudelina oferece curso totalmente gratuito e especialmente elaborado para trabalhadores domésticos e diaristas. 

As aulas acontecem em espaço adaptado para simular situações comuns no dia-a-dia de um lar e abrangem técnicas de limpeza, organização de armários e gavetas, higiene e manipulação de alimentos, postura e comportamento, planejamento, lavanderia e como passar roupas, entre outras. Também serão abordados aspectos legais, práticos e psicossociais da profissão, além de saúde e empreendedorismo.

O curso tem duração de três meses com aulas uma vez por semana. O início será na primeira segunda-feira de fevereiro, dia 6. Serão duas turmas: das 13 às 16h30 e das 18 às 21 horas. Inscrições também devem ser feitas através dos telefones 2482-3862 ou 2472-5177.
 
     
  Guarulhos, 19 de janeiro de 2017  
     
  População terá acesso à diretoria do SAAE durante um dia por mês  
  O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos inicia no próximo dia 27 de janeiro, última sexta-feira do mês, o SAAE DIRETO, um novo atendimento aos cidadãos, que será realizado diretamente pelos diretores da autarquia, incluindo o superintendente, durante todo o expediente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, uma vez por mês.

No SAAE DIRETO, os consumidores poderão agendar um horário com o diretor da área que ele precisa de um atendimento, com o chefe de gabinete ou mesmo com o superintendente Francisco Carone. Cada um deles irá receber pessoalmente o munícipe para ouvir suas demandas e encaminhar para solução.

O objetivo do SAAE DIRETO é oferecer ao consumidor oportunidade de contato com os principais dirigentes da autarquia municipal, garantindo transparência nas informações para que as soluções sejam encaminhadas da melhor forma possível.

A primeira edição do SAAE DIRETO, neste dia 27, será realizada na sede administrativa da autarquia, à avenida Tiradentes, 3.198, no Bom Clima. Os agendamentos poderão ser realizados pelo telefone 2463-7008, até o dia 26.

Quem são os diretores disponíveis para o atendimento
- Francisco Carone – Superintendente.
 
- Plínio Tomaz - Diretor-adjunto da Superintendência. É o principal assessor do superintendente sobre todos os assuntos da autarquia e o substitui quando necessário.
 
- Willian Correa Melges - Chefe de gabinete e diretor das áreas de comunicação social, relação com os consumidores, controle da informação (0800) e os postos da rede Fácil. Trabalha com o relacionamento com o público atendido pelo Saae.
 
Fernando Henrique Gajaca Newman Evans - Diretor do departamento jurídico. Trabalha exclusivamente com processos e tudo o que envolve a área jurídica do Saae.
 
Oscar Otavio Bonilha Neto - Diretor das áreas de recursos humanos, financeira, frota, licitações, leitura de hidrômetros, corte e restabelecimento de água.
 
Katia Regina Ferreira Morini - Diretora dos departamentos de planejamento e projetos (antigo DPP) e obras (DO). As obras incluem extensão e ligações das redes de água e esgoto. Já o planejamento e projetos realiza estudos para atender às demandas de obras.
 
Menotti Zanela Napolitano - Diretor do departamento de manutenção e operação, responsável por consertar vazamentos de água e esgoto, poços, distribuição, falta de água e caminhões-pipa.
 
     
  Em novo formato, Guarulhos terá muitos eventos no Carnaval 2017  
      
  Guarulhos vai ter Carnaval sim! Em fevereiro, a tradicional festa de Momo ganha um novo formato e aposta na descentralização e democratização da cultura para garantir o evento na cidade.

A participação popular poderá acontecer de formas variadas, como blocos de rua, bailes comunitários e eventos nos CEUs, que virão fomentar a presença das famílias nos equipamentos públicos, da periferia ao centro.

Para tanto, as organizações carnavalescas poderão contar com o apoio da Prefeitura, que proporcionará a estrutura de equipamentos de som, apoio técnico, logístico e operacional. E para os foliões que vão curtir a festa, haverá suporte de serviços de segurança, atendimento médico emergencial, banheiros químicos e acompanhamento da Guarda Civil Municipal.

Outras medidas estão sendo tomadas em conjunto com a Liga Independente das Escolas de Samba de Guarulhos – Liesg - no sentido de fortalecer a entidade para a construção de um projeto carnavalesco que se estenda com atividades comunitárias diversas durante todo o ano.

Diversão garantida para todos, os blocos de carnaval vão percorrer inúmeras ruas e espaços da cidade, e espalhar alegria no Parque Santo Antônio, Vila Augusta, Vila Tijuco, Gopoúva, Jardim Bela Vista, Vila Galvão e Centro. 
 
     
  Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai atender em novo endereço a partir do dia 31  
  A Prefeitura de Guarulhos informa que nos dias 27 e 30 de janeiro, não haverá atendimento ao público na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situada na avenida Emílio Ribas, 1.120 – Vila Tijuco.

A interrupção será necessária para a transferência das instalações da Pasta que, a partir do próximo dia 31, passará a atender, no segundo e terceiro andares do prédio anexo ao Centro Educacional Adamastor, localizado na avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo. 
 
     
  Guarulhos, 18 de janeiro de 2017  
     
  Câmeras das agências do Itaú irão integrar sistema de segurança de Guarulhos  
    
Fotos: João Carlos / SSP
 
  Numa iniciativa inédita em Guarulhos, foi firmada nesta quarta-feira (18) parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o  Banco Itaú  para a  implantação de projeto-piloto no qual o agente financeiro irá disponibilizar as imagens captadas pelas câmeras de segurança das 28 agências existentes na cidade.

 “É uma excelente notícia para melhorar a segurança em Guarulhos. Estamos trabalhando para definir os detalhes de funcionamento e em breve os divulgaremos”, afirmou o secretário Gilvan Passos, durante reunião realizada na sede da Secretaria, que contou com a participação de Luis Eduardo Merces, diretor de Relações Governamentais e Institucionais Itaú; Valdomiro Barbosa da Silva, segurança sênior especialista de Segurança Itaú; Wagner de Oliveira Xavier,- consultor de Segurança da Região de Guarulhos Itaú; Edmilson Pereira Bruno, diretor do Departamento de Controles Internos da Prefeitura; e de Marcos Paulo e Renata de Paula, ambos da  Gerência Técnica de Monitoramento e Comunicação da Secretaria.
 
     
  Guarulhos, 17 de janeiro de 2017  
     
  Guarulhos vai sediar evento sobre moda africana  
  Representantes dos governos de Guarulhos e São Paulo, empresários e cônsules do Brasil em países africanos estarão reunidos no próximo dia 23, das 9h às 12h, no Hotel Bristol, para assistirem à apresentação do projeto “African Fashion”, semana com desfile, workshop de produção contemporânea e feira de moda africana. O objetivo do encontro é conseguir novos apoiadores para o evento que será realizado na cidade entre os próximos dias 15 e 20 de maio.

Com cronograma detalhado ainda a ser definido, o coordenador geral do projeto “Guiné-Bissau Além Fronteiras – Africanidades”, e idealizador da “African Fashion”, Julio Antonio Aponto Te, explica que “escolheu Guarulhos para a primeira edição do evento no Brasil devido à facilidade logística. Ele ainda reforça que pretende dar maior visibilidade à produção e qualidade estilística da moda africana no Brasil e promover o intercâmbio entre empresários para futura relação comercial que pode também se estender para outras áreas, como o turismo, por exemplo.”

Uma pequena mostra do evento foi realizada na cidade, em novembro do ano passado, também no Hotel Bristol, com a presença de estilistas de cinco países africanos que têm o português como idioma oficial e de Vanessa Mendes, miss Guiné-Bissau/Portugal. 

A “African Fashion” já conta com apoio da Prefeitura de Guarulhos, ACE Guarulhos, ACEG, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, entre outros.
 
     
  Guarulhos investe em verticalização de cemitérios para combater superlotação  
    
  
 
  O sistema de sepultamento em módulos de ardósia foi a solução encontrada pela Prefeitura de Guarulhos para aumentar a capacidade de sepultamento em 4,6 vezes a capacidade original no Cemitério Bonsucesso.

Uma quadra que suportava a realização de 1.107 sepultamentos, por exemplo, com o novo sistema passou para 5.136. O Cemitério Bonsucesso possui 2.096 gavetas construídas, destas 1.568 estão em uso. A previsão é que outras 900 gavetas sejam construídas até o final deste ano.

Para obter informações sobre procedimentos ligue para 2436-2418 ou 2436-0441 – Agência Bonsucesso (rua Catarina Maria de Jesus, 708 – Bonsucesso). O local funciona todos os dias das 7 às 19 horas.
 
     
  Guarulhos, 16 de janeiro de 2017  
     
  Ex-Prefeito Sebastião Almeida, pede desfiliação do PT nesta data 16/01/2017  
   
  Carta aos Petistas de Guarulhos
Companheiros e companheiras de partido;
Amigos de uma vida,

Hoje, dia 16 de janeiro de 2017, decidi encaminhar este documento que segue ao Diretório Municipal de Guarulhos e assim colocar um ponto final em minha trajetória de 33 anos como militante e filiado do Partido dos Trabalhadores. Quem me conhece sabe que se trata de uma decisão pessoal muito difícil, mas não posso mais adiá-la.

Nos últimos meses, fui surpreendido por uma sucessão de fatos que me trouxeram até aqui; fatos que vão da negação pura e simples das conquistas obtidas por meio de nossa luta ao simples e rasteiro jogo político dos dias atuais, em que projetos pessoais e personalistas se sobrepõem aos desejos da grande maioria de filiados e militantes.

Posso e devo ser questionado por algumas atitudes em minha trajetória política – errei e acertei, como erram e acertam profissionais dos mais variados ramos de atividade. Fui eleito prefeito da segunda maior cidade do Estado em 2008 e reeleito quatro anos mais tarde, com a imensa maioria dos votos da população de nossa cidade. Tanto antes, como depois dessas vitórias, jamais desrespeitei a posição daqueles que discordaram ou pensaram diferente de mim. Fui criado dessa maneira e pretendo continuar minha caminhada com essa mesma disposição.

Durante 33 anos, ajudei a construir a história de um partido preocupado com as classes menos favorecidas e nunca me escondi nos momentos críticos. Fui presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Stap) em um momento difícil, defendi causas ambientais como deputado estadual e, como prefeito, criei políticas importantes voltadas à defesa de deficientes físicos, mulheres, negros e o público LGBT. Acima de tudo, governei para a população mais vulnerável de nossa cidade, o que pode ser visto pela quantidade de investimentos realizados na periferia de Guarulhos em meu mandato. Tudo isso foi feito com a colaboração de militantes do partido e de membros das mais diversas entidades da sociedade civil.

Infelizmente, porém, essa capacidade de ouvir o outro e respeitar suas opiniões, que nos permitiu avançar durante quase duas décadas, já não é mais uma prática comum no PT de Guarulhos. Hoje, o domínio do partido é exercido pelas forças majoritárias em detrimento da vontade e do desejo dos demais, que ultimamente são descartados como se fossem objetos. Mais do que nunca, está claro que o processo de disputa interna e as práticas utilizadas para obtenção do poder dentro da legenda tornaram-se nefastas aos militantes, sobretudo para os mais antigos, que empunhavam suas bandeiras vermelhas nas esquinas de nossas avenidas quando sequer havia uma chance de chegarmos ao poder.

Trato deste tema com muita tranquilidade, pois ao longo de meus dois mandatos abri espaços estratégicos para todas as forças políticas do PT - ainda que muitas vezes tenha sido cobrado e pressionado por alguns “companheiros” para que privilegiasse somente as correntes de maior peso político interno. Não me arrependo de ter agido dessa forma plural. Sempre deixei claro que quem ajuda a eleger, ajuda a governar – e isso também valeu para os aliados de outras bandeiras partidárias.

Ao adotar essa postura, contribuí para o crescimento do PT na cidade, além de deixar um legado que, tenho certeza, será reconhecido pelas futuras gerações de guarulhenses. Nesse caso específico, acredito que só o tempo trará o discernimento necessário para a compreensão do cenário atual, que mistura dificuldades econômicas e uma crise política sem precedentes na história de nosso País, e que teve seu auge justamente nos dois últimos anos do meu mandato.

Nesse momento em que se procuram culpados pelo fracasso eleitoral do PT de Guarulhos, que sequer conseguiu passar ao segundo turno da última eleição, gostaria de relembrar algumas obras desenvolvidas entre os anos de 2009 e 2016, e que muito me enchem de orgulho. Algumas dessas iniciativas foram combatidas internamente com bastante veemência, ora porque não seriam vistosas do ponto de vista eleitoral, ora porque não agradavam os interesses dos especialistas em política que surgiram aos montes após nossas quatro vitórias nas urnas: os casos do Bilhete Único e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) talvez sejam os mais emblemáticos nesse sentido. De qualquer forma, ambos os projetos foram levados adiante em busca da melhoria da qualidade de vida de nossa população e menos em função do pragmatismo eleitoral.

Na área da Mobilidade Urbana, é impossível fazer comparações com qualquer outro governo que tenha nos antecedido. Logo no início de meu primeiro mandato, criamos o Bilhete Único, que atende 540 mil pessoas diariamente, gente que agora pode circular pela cidade pagando apenas uma passagem, seja em atividades de lazer ou para trabalhar; construímos cinco terminais de ônibus, que atendem mais de 400 mil pessoas diariamente, e corredores que só não foram ampliados pelo corte brusco de investimentos federais a partir de 2014. A cidade já está ganhando um novo Trevo em Bonsucesso e uma nova ponte na Vila Any, novo acesso à zona Leste da Capital. Além disso, fizemos intervenções junto a outros entes públicos para a ampliação das marginais da Dutra, a implantação da Linha 13 da CPTM, e o corredor de ônibus Taboão-Vila Galvão.

No caso das ETEs, iniciamos a implantação de um dos maiores programas de tratamento de esgoto do Brasil, com a construção de três estações de tratamento e a aquisição de áreas para a construção de outras três unidades, cumprindo assim o planejamento de metas estabelecidas quando fui superintendente do Saae. Nossos opositores desdenham dessas obras, que foram fruto de trabalho árduo e demorado. Porém, considero uma das grandes heranças que deixarei para Guarulhos, pois são obras que já garantem à nossa cidade tratar 50% do esgoto produzido na medida em que as ligações foram sendo efetuadas. É uma obra que terá impacto no futuro de nossos filhos e netos, e que nunca havia saído do papel por falta de vontade política. Hoje tenho satisfação em ver o quanto avançamos e de como nos tornamos referência para tantos outros estados e países.

Ao lado de vários companheiros do PT, fiz o maior programa de habitação popular da história de Guarulhos, beneficiando pessoas que viviam na margem de córregos, pessoas com deficiência física e funcionários públicos, num total de 26 mil unidades construídas; levamos asfalto, guias e sarjetas a todas as regiões, e aqui destaco o esforço feito no Presidente Dutra, um bairro esquecido onde agora as pessoas vivem com um pouco mais de dignidade; capacitamos, ainda, milhares de pessoas nos cursos de formação profissional do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal do Trabalho.

Na área da Educação, fizemos uma verdadeira revolução com a construção dos CEUs, que atendem todas as regiões de Guarulhos, equipados com piscinas, bibliotecas e telecentros, equipamentos com os quais a população da periferia sequer se permitia sonhar. Os críticos ao projeto, inclusive algumas lideranças importantes de nosso Partido dos Trabalhadores, até hoje reclamam que os CEUs foram um investimento alto, e que exigem recursos elevados para sua manutenção. Pois não me arrependo de nenhuma unidade construída na periferia de nossa cidade. Se dispusesse de mais recursos, o que não foi possível por causa da crise econômica, com certeza teria entregue outros CEUs, pois estou convencido de que esse tipo de equipamento é uma forma eficaz de mudar a realidade dos mais pobres e oferecer oportunidades às crianças.

Governar não é uma tarefa fácil, afinal, exige tomada de decisões diárias. É normal agradar a uns e desagradar a outros. Dentro do partido, então, essa relação é ainda mais exacerbada, pois os embates se dão muitas vezes em nível ideológico sem levar em consideração as enormes responsabilidades que um governo voltado a toda a população exige. O grande exemplo dessa incompreensão se deu no final de meu mandato com a polêmica em torno do aumento da tarifa de ônibus, que aliás sempre foi praxe em nossas administrações nessa época do ano. Se eu pudesse, jamais tomaria essa medida, porque sei o impacto disso no bolso das pessoas. Ocorre que não havia outra solução para que se pudesse manter o sistema funcionando de maneira equilibrada, garantindo a manutenção de uma conquista tão importante como o Bilhete Único.

Esse foi, sem dúvida, o fato derradeiro para minha saída do PT, porque extrapolou os limites de respeito pela história que construí no partido e, acima de tudo, pelos personagens envolvidos. Demagogia tem limites, pois todos sabem o peso do subsídio no orçamento dos municípios para manter o transporte público. A decisão eleitoreira tomada pelo atual prefeito de São Paulo, um político de um partido adversário histórico do PT, vai sufocar a realidade das cidades da Região Metropolitana, atingindo principalmente os municípios menores. Esta atitude do prefeito eleito e do governador de São Paulo foi até elogiada por alguns petistas, ledo engano, em São Paulo quem usa mais de um ônibus por dia foram os mais castigados com o aumento.

Ao longo dos últimos meses, os prefeitos da região fizeram reuniões e conversaram bastante sobre a melhor medida a tomar para evitar que as conquistas dos últimos anos, e aqui repito que o Bilhete Único é a maior delas, não sejam desconstruídas – algo que está ocorrendo diariamente diante de nossos olhos com a reforma da previdência, a entrega do Pré-Sal aos estrangeiros e a suspensão de bolsas de ensino para os estudantes.

Ao invés do diálogo, que sempre foi o melhor caminho para a solução de nossos conflitos, um grupo de parlamentares do PT optou por resolver o problema através do Judiciário. Depois de tudo que aconteceu no decorrer de 2016 na legenda, confesso que não fiquei surpreso. Apenas decepcionado, sobretudo porque a maioria desses filiados passou pelo governo e sabe que não existe mágica na administração pública, ainda mais quando se vê uma queda acentuada na arrecadação. Essa medida, porém, nos leva a refletir sobre outras decisões tomadas ao longo do ano, a começar pelo processo de prévias para a escolha do candidato a prefeito, decidida por meio de alianças impensáveis que deixaram muita gente sem entender o que de fato aconteceu. Inimigos declarados, da noite para o dia, transformaram-se em melhores amigos.

Na campanha eleitoral, a situação foi ainda mais cruel. Sob a alegação de que o governo não era popular, o PT de Guarulhos escondeu o vermelho e a estrela que marcou sua história. Pior que isso. Todas as realizações dos últimos oito anos, que não foram poucas como já pude demonstrar algumas linhas atrás, terminaram sendo jogadas para debaixo do tapete. No mundo de faz de conta criado para enganar os eleitores, escondemos nossa identidade, nossos líderes históricos como o ex-presidente Lula, e qual foi o resultado disso? Nenhum, porque pela primeira vez em quase 20 anos ficamos de fora do segundo turno de uma eleição. Agora, eu pergunto: qual foi a lógica de se esconder as boas iniciativas de meu governo, que atendem uma parcela importante da população? As ETEs não são importantes? O Bilhete Único? Os CEUs?

Justiça seja feita a alguns heroicos candidatos a vereador, que desafiaram as orientações em curso e tiveram a coragem de defender o governo que ajudaram a construir. Espero que isso sirva como uma reflexão para todos os militantes nos próximos pleitos. Ainda mais em uma cidade de difícil comunicação como a nossa, sem uma emissora de tevê aberta que permita divulgar as ações do Poder Público ao cidadão. Nesse caso, negar as ações de um governo do PT é de fato um crime, uma piada de mau gosto com todos que ajudaram a construir a história do partido na cidade. De qualquer forma, também aqui não há surpresa, pois foi apenas o ápice de um processo de ódio e vingança gestada ao longo dos anos, pela mal digerida derrota em disputas do passado.

Também lamento o ódio que vem sendo destilado nas redes sociais, com calúnias e ataques covardes desferidos anonimamente contra quem quer seja. Ódio que é alimentado, inclusive, por alguns militantes de esquerda que, muitas vezes até sem perceber, estão destruindo, de maneira ingênua, tudo o que levamos décadas para colocar em prática. Essa guerra que se trava nas redes sociais não pode iludir o militante mais preparado, pois, como diria Raul Seixas, de quem sabem sou fã confesso há muito tempo, essa “é uma verdadeira luta com os galhos, sem saber que é lá na GLOBO que está o curinga do baralho”.

Para concluir, agradeço de coração a todos os companheiros do PT pelos 33 anos em que lutamos juntos, lado a lado, muitas e grandes dificuldades. Nesse momento, sinto um pouco de saudosismo pela nossa trajetória, especialmente a época em que estávamos distantes do poder e que ouvíamos uns aos outros sem deixar que os projetos pessoais se sobressaíssem ao desejo da maioria. Foi um dos momentos mais lindos da nossa história, em que a palavra SOLIDARIEDADE nos mantinha vivos – a solidariedade que independia de quem você estava apoiando. Infelizmente, teoria e prática tomaram rumos bastante diferentes.

De minha parte, mantenho o compromisso de continuar sonhando em construir uma sociedade e uma cidade cada vez melhores. Com certeza, por meio da luta legítima, já avançamos muito. Tenho profundo orgulho de ter participado dessas transformações e sei que a história saberá julgar todos os nossos esforços nesse momento de dificuldade.

Agradeço a todos e tenho o maior respeito pela história dos militantes do PT. Deixo o Partido dos Trabalhadores a partir desta data. Jamais, porém, desistirei de lutar por uma sociedade mais justa e fraterna, em que lealdade e gratidão sejam valores fundamentais para que possamos progredir e construir novos paradigmas de convivência e, sobretudo, compreensão ao próximo.

Abraços,
Sebastião Almeida
Guarulhos, 16 de janeiro de 2017.
 
     
  Voluntários se juntam a funcionários da Proguaru e revitalizam dois parques no final de semana  
    
 
  Pelo segundo final de semana seguido, a Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, organizou mutirões para revitalizar parques da cidade. O trabalho contou com a participação de voluntários da cidade e aconteceu no Chico Mendes e no Júlio Fracalanza.
 
No sábado (14), o trabalho foi no Parque Chico Mendes, que fica na região dos Pimentas. Participaram do mutirão 26 funcionários da Proguaru e 12 da secretaria de Meio Ambiente, além de voluntários. Foram feitos serviços de varrição, lavagem da fachada da escola que fica no local, remoção de lixos e folhas, alvenaria e instalação de traves na quadra, reparo nas tampas de escoamento de água da pista de skate, além da pintura de guias, gradis, muretas, paredes, dos brinquedos do parquinho, e de mesas e bancos.
 
Já no domingo (15), o mutirão foi ao Parque Júlio Fracalanza, na Vila Augusta, e reuniu 24 funcionários da Proguaru e oito do Meio Ambiente. Os serviços realizados foram semelhantes, com a pintura de gradis, muretas, guias, bancos e mesas, além de varrição e retirada de folhas e lixo. A iniciativa contou ainda com a ajuda de duas máquinas de aspirar folha e uma de limpeza, cedidas pela empresa Tuffan, de forma voluntária.
 
Além dos trabalhadores, a Proguaru esteva representada nos dois dias pelo diretor-presidente da empresa, José Roberto Vomero, e pelos diretores Administrativo Financeiro, Leonardo Lago, e pelo técnico Jorge Marques. O prefeito Guti e o vice, Alexandre Zeitune também marcaram presença, assim como o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Dias. Outros integrantes do primeiro escalão do governo, como os secretários de Administração e Modernização, Nilson Gonçalves, Linaldo Hitoshi Koga (Obras), Roberto Lago (Saúde), Toninho Messias (Política para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Eduardo Kamei (IPREF), entre outros, participaram do mutirão, assim como alguns vereadores
 
     
  Equipes da Proguaru atuam na limpeza de vias atingidas por enchentes  
      
  Após o temporal que ocorreu deste domingo, dia 15, e se prolongou na madrugada desta última segunda-feira, dia 16, equipes da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) entraram em ação logo nas primeiras horas da manhã, para realizar a limpeza das vias atingidas pelas enchentes.

Os funcionários da empresa de economia mista já estavam em alerta, atendendo a determinação dada no início do ano pela Prefeitura para todas as pastas envolvidas em questões relacionadas às enchentes. Foram feitas limpezas das áreas atingidas, com a retirada de lama e entulho, o chamado material pós-enchente. Depois desse trabalho, foi necessário fazer a lavagem das vias.

Os pontos afetados pela chuva atendidos pela empresa foram as avenidas Monteiro Lobato (Macedo), Salgado Filho (Vila Rio de Janeiro), Antônio de Souza (Centro), Benjamin Harris Hunicutt (Vila Rio de Janeiro), além das ruas João Rossi (Cocaia), José Triglia (Centro) e Papillon, no Jardim Flor da Montanha.
 
     
  Disposição e animação marcam mutirão de revitalização do Parque Fracalanza  
    
  
Fotos: Sidnei Barros e Fabio Nunes Teixeira/PMG
 
  A Prefeitura de Guarulhos promoveu no último domingo (14), ação de revitalização do Centro Municipal de Educação Parque Júlio Fracalanza, na Vila Augusta. Moradores da região e arredores compareceram para ajudar com muita disposição e alegria, na pintura, roçamento da grama, entre outras tarefas.

O prefeito Guti e o secretário de Educação Alexandre Zeitune também participaram do mutirão, ocasião em que aproveitaram para conhecer os equipamentos e brinquedos adaptados da Cidade Mirim Ayrton Senna, além das máquinas utilizadas pela Proguaru para limpeza e conservação de toda a cidade.

“Vamos fazer funcionar o que a cidade tem, esse é o primeiro passo”, observou Guti, enquanto cumpria o percurso do circuito de bicicleta, em companhia do Coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Toninho Messias.
Para Zeitune, é importante destacar a importância de ações como a que levou os munícipes ao Fracalanza em um domingo ensolarado. “Essa parceria com a sociedade civil organizada e empresários é uma parceria republicana, na qual quem ganha em qualidade de vida é a população”, afirmou.

Além do circuito realizado com bicicletas, e que simula algumas das principais regras de trânsito, o parque tem bicicletas para empréstimo, comuns e adaptadas para deficientes físicos.

Animação

Um dos mais animados foi Claudionor Alves da Cunha, psicólogo e cientista social que, junto com a família e amigos, ajudou a pintar as guias do local: “Além de todo esse trabalho de revitalização visual, essa ação é importante porque faz as pessoas interagirem, desperta a necessidade que elas têm de cuidar do que é delas e as tornam responsáveis por ocupar conscientemente os espaços públicos”, disse Claudionor.

A diretora de escola Lucia Helena Palazzin também participou do mutirão. “As pessoas estão mais conscientes, começam a cuidar da sua rua, da praça perto de suas casas, e se cada um fizer a sua parte, logo vamos transformar toda a cidade”, observou Lúcia.
 
     
  Prefeitura reinaugura biblioteca no Parque Fracalanza  
    

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG
 
  A Prefeitura de Guarulhos reinaugurou no último domingo (15), a Biblioteca José Mignela, no Centro Municipal de Educação Parque Júlio Fracalanza. O equipamento possui acervo com cerca de dois mil títulos, gibiteca, mesas Positivo e computadores com acesso à internet.

Durante o evento que reuniu munícipes numa maratona de revitalização do parque, o prefeito Guti e o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Alexandre Zeitune, aproveitaram para conhecer parte do acervo disponível aos munícipes.

Para se cadastrar é necessário apresentar comprovante de residência e carteira de identidade (RG) original. O prazo de devolução dos livros é de 15 dias. Assim, além de aproveitar um dos inúmeros espaços arborizados do parque para ler, os usuários também podem levar os livros para casa.

Histórico

A Biblioteca José Mignela foi criada no Parque Júlio Fracalanza em 2003, no espaço onde hoje funciona o Centro de Terapias Naturais e Complementares. Depois de uma reforma, em 2012, passou a atender apenas duas vezes por semana, nas dependências da E.P.G. Evanira Vieira Romão, unidade escolar que fica ao lado do Parque.

Serviço:

Biblioteca José Mignela - Centro Municipal de Educação Parque Julio Fracalanza
Endereço: rua Joaquim Miranda,471 – Vila Augusta
Telefone: 2422-4270
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 17h.
 
     
  SAAE lança número de WhatsApp para receber demandas da população  
  O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já disponibiliza um número de WhatsApp - (11) 99983-4217 - para que os cidadãos possam informar à autarquia a respeito de falta d´água, vazamentos e qualidade da água, entre outros problemas que podem afetar o abastecimento em Guarulhos. A partir do recebimento da mensagem, o problema será informado aos setores competentes a fim de que seja resolvido o mais rapidamente possível.
O novo número de WhatsApp é mais uma forma da população se comunicar com o SAAE, que já oferece outras formas de contato direto com os consumidores. O verso das contas de água informam diversos telefones úteis e outros meios de contato.
           
O munícipe pode utilizar quaisquer destes meios para obter esclarecimentos quanto a contas de água, vazamentos, hidrômetros, rodízio, qualidade da água, entre outros. Poderá também se deslocar a uma das dez unidades do Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão.

Confira as formas de contato:

Unidades do Fácil:
1) Bom Clima – Avenida Bom Clima, 49. De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 13h.
2) Vila Rio de Janeiro – Avenida Salgado Filho, 3.137. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
3) Jurema – Avenida Jurema, 453. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
4) Cumbica – Avenida Santos Dumont, 387. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
5) Vila Galvão – Rua Caixa D´Água, 14. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
6) Taboão – Avenida Silvestre Pires de Freitas, 327. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
7) São João – Avenida Coqueiral, 155, Cidade Seródio. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
8) Presidente Dutra – Avenida Papa João Paulo I, 3.897. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
9) Marcos Freire – Estrada do Capão Bonito, 53. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
10) Fácil Empresarial (exclusivo para empresas) – Avenida Emílio Ribas, 1.120, Gopoúva. Às terças e quintas-feiras, das 8h às 14h.
Central SAAE – 0800-101042
WhatsApp do SAAE – (11) 99983-4217
 
     
  Guarulhos, 13 de janeiro de 2017  
     
  Prefeitura promove chamamento público para artistas e fazedores de cultura locais  
 
Fotos: José Luiz e Zaca Oliveira/PMG
 
  A Prefeitura quer ampliar e difundir a vida cultural em Guarulhos e para isso está promovendo no próximo dia 30 o chamamento público para os artistas e fazedores de cultura da cidade.

Idealizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o encontro vai se desenvolver às 19 horas, no Teatro Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 374 – Macedo), e tem por objetivo inaugurar um diálogo permanente sobre os rumos da cultura no município. A iniciativa visa ainda a construção de relações colaborativas e integradas para o fortalecimento da cultura.

Para participar, os interessados devem preencher formulário no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdahz5-wmc265_9N9z9MBu4SsCzONK8yX9hblR93Uoq1rUz-g/viewform?c=0&w=1
 
     
  Educação encontra solução para alunos de escola interditada na Vila Rosália  
    

Foto: Sidnei Barros/PMG
 
  Familiares e alunos da Escola da Prefeitura Padre Manoel de Paiva, na Vila Rosália, que foi interditada nesta quinta-feira (12) pela Defesa Civil, podem ficar tranquilos em relação ao ano letivo que começa no próximo dia 6 de fevereiro. Isso porque, o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Alexandre Zeitune, conseguiu garantir as aulas com a utilização das salas do Colégio Integrado de Guarulhos (CIG) e da Escola Estadual Prof. Homero Rubens de Sá.

Para Zeitune era uma questão de bom-senso. “Não é possível colocar em risco as pessoas e crianças que utilizam a escola. O prédio estava com muitas rachaduras por causa das obras do piscinão e o risco era imenso”, atestou.

Ele ainda ressaltou que tinha que decidir rápido, pois não poderia deixar os alunos sem aula e no mesmo dia já encontrou a solução. “Agradeço muito aos dirigentes do Colégio Integrado e também do Homero, que compreenderam o nosso problema e se dispuseram a ajudar. Isso é parceria, é a síntese de um governo e sociedade que são colaborativos. E o mais importante é que os estudantes não serão prejudicados”, finalizou Zeitune.

Estrutura

O CIG disponibilizou seis salas de aula para atendimento de aproximadamente 500 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, em três períodos.
Já os cerca de 50 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estudam no período da noite serão acomodados em 2 salas de aula disponibilizadas pela Diretoria de Ensino Guarulhos Sul na EE Professor Homero Rubens de Sá, também na Vila Galvão.

Histórico

As obras de construção do Reservatório para Controle de Cheias (Piscinão) do córrego Jacinto, Na Vila Galvão, abalaram a estrutura da escola Padre Manoel de Paiva, causando rachaduras. O fato chamou a atenção da diretora da escola, Djenane Martins Oliveira, que solicitou visita técnica da SE.

O processo foi encaminhado para a Coordenadoria de Defesa Civil e interditou nesta quinta-feira (12) o prédio, que deverá ser recuperado. A empresa responsável pelas obras do piscinão vai custear todas as despesas de adaptação e revitalização do espaço físico do colégio.
 
     
  Após revogar decreto, prefeito concederá reajuste 50% menor a partir do dia 20  
    
Fotos: Márcio Lino/PMG
 
  O prefeito Guti publicou nesta sexta-feira, dia 13, no Diário Oficial do Município, após análise das planilhas apresentadas pelas empresas de ônibus municipais, o Decreto 33910 que estabelece as tarifas do transporte coletivo em Guarulhos em R$ 4,15 a partir do próxima sexta-feira, dia 20. O reajuste representa 50% a menos do que chegou a vigorar em 29 de dezembro (R$ 4,50), a partir de decreto do ex-prefeito Sebastião Almeida, mas revogado no dia 6 de janeiro pelo novo chefe do Executivo.

A Prefeitura de Guarulhos ainda informa que o decreto 33910 terá de ser retificado na próxima edição do Diário Oficial, tendo em vista que ele foi publicado com data errada do início da validade da nova tarifa. Em vez do dia 20 de janeiro, saiu, erroneamente, dando conta que seria na próxima terça-feira, dia 17 de janeiro.

Avaliação

A Prefeitura chegou ao valor depois de se reunir com representantes da sociedade civil, OAB, ACE, Ciesp, sindicatos e empresas de transporte. Segundo os números apresentados, a tarifa de ônibus em Guarulhos deveria custar em torno de R$ 5 caso não houvesse o subsídio da Prefeitura. Dessa forma, a administração municipal irá arcar aproximadamente R$ 50 milhões de subsídios ao ano. Hoje, com as passagens a R$ 3,80, a diferença entre o valor pago pelos passageiros e o repassado às empresas, pelo sistema municipal de transportes, chegaria a R$ 92,3 milhões em um ano. 

Mesmo com o reajuste, Guarulhos terá as passagens com valores menores do que os já praticados em diversas cidades da região metropolitana de menor porte e que não contam com a integração. Em Carapicuíba e Mauá, a tarifa já é de R$ 4,20, o mesmo valor que será praticado em Mogi das Cruzes, Guararema e Biritiba-Mirim, entre outros.

Em reunião com as empresas, o prefeito exigiu que houvesse melhorias imediatas no sistema de transportes.  A Guarupass se comprometeu em substituir 30 ônibus da frota atual por veículos com tecnologia de combustível renovável (elétrico ou híbrido). Também deverá instalar entre março e maio deste ano wi-fi dentro de 20% dos coletivos. Haverá ainda a ampliação dos pontos de vendas do bilhete único, além da implantação de novas tecnologias, como a criação de um aplicativo para compra on-line. 
 
     
  Mastros de bandeiras da cidade passam por manutenção  
   
  Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos realizaram manutenção nos mastros de bandeiras da cidade localizados na entrada de Guarulhos, no Bonsucesso e no Taboão. Os serviços foram finalizados na última quarta-feira (11).

O mastro que fica ao lado do Ginásio Fioravante, na entrada da cidade, teve o cabo de aço substituído e manutenção das roldanas. No trevo de Bonsucesso houve a necessidade de manutenção das roldanas. Já no Taboão, foi recolocado o cabo de aço e realizada a manutenção, os serviços contaram com apoio do Corpo de Bombeiros, por meio de um caminhão magirus.
 
     
  Regional Taboão reconstrói poço de visita no Bela Vista  
      
  Uma equipe da Administração Regional Taboão está reconstruindo um poço de visita para rede de drenagem que desmoronou na rua Garça, no Jardim Bela Vista.

A reconstrução das paredes conta com apoio da Proguaru, que fornece material e equipamentos e da Comgás, que garante a segurança dos funcionários. A previsão é que os serviços sejam finalizados até a próxima segunda-feira (16), se não ocorrer incidência de chuva.

Os poços de visitas são dispositivos auxiliares implantados nas redes de águas pluviais (captação de água de chuva) com o objetivo de possibilitar a ligação das bocas-de-lobo à rede coletora e permitir as mudanças de direção, de declividade e de diâmetros dos tubos da rede coletora, além de propiciar acesso para efeito de limpeza e inspeção.
 
     
  Guarulhos, 12 de janeiro de 2017  
     
  Defesa Civil interdita escola na Vila Rosália  
    
  
  
  
Fotos: Márcio Lino/PMG
 
  A Prefeitura de Guarulhos informa que na manhã desta quinta-feira, dia 12, a Escola da Prefeitura Manuel de Paiva, localizada na avenida Francisco Conde, 600, na Vila Rosália, foi interditada pela Coordenadoria da Defesa Civil de Guarulhos após averiguação do estado geral da sua estrutura, em decorrência das obras do Reservatório para Controle de Cheias (Piscinão), do córrego Jacinto, na Vila Galvão.

No local foram constatadas diversas rachaduras que podem comprometer a estrutura do prédio. Com isso, o estabelecimento de ensino prosseguirá fechado. Nesssa mesma data, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alexandre Zeitune, foi notificado e já acionou os órgãos competentes, a fim de solucionar o caso, o mais breve possível.
 
     
  Obras no Trevo de Bonsucesso provocam alteração no trânsito a partir desta sexta-feira (13)  
   
  Em razão da pavimentação de três faixas de rolamentos sob o Trevo de Bonsucesso em direção à avenida Juscelino Kubitschek (Pimentas), os motoristas terão que passar por um desvio no local, utilizando uma faixa reversível da pista oposta, com sentido à avenida Paschoal Thomeu (Bonsucesso). O desvio será implantado pela Secretaria de Transportes e Trânsito a partir das 9 horas desta sexta-feira, dia 13, e se estenderá até o próximo dia 27.
 
A faixa reversível abrange uma das quatro novas faixas para veículos no sentido da avenida Paschoal Thomeu (Bonsucesso), que foram liberadas em dezembro de 2016, com a finalização das obras do primeiro viaduto do trevo, sentido São Paulo/Rio Janeiro.
 
     
  Mutirões de revitalização  serão nos parques Chico Mendes e Júlio Fracalanza neste final de semana  
    
  
 
  Após o mutirão de revitalização realizado no Bosque Maia no último final de semana, a Proguaru e a Prefeitura de Guarulhos, em conjunto com voluntários, também pretendem promover uma ampla limpeza e recuperação de executarão os mesmos serviços em outros dois parques do município. 

No sábado, 14, o trabalho será feito no Parque Chico Mendes, que fica na avenida  José Miguel Ackel, 1.100, na região do Pimentas. Já no domingo, 15, o serviço de revitalização será no Parque Júlio Fracalanza, localizado na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta. Nos dois dias, os trabalhos terão início às 8 horas. 

Durante esta semana, técnicos da Proguaru realizaram um mapeamento e fizeram vistorias para verificar as demandas necessárias. A Proguaru e a Prefeitura convidam todos os cidadãos que quiserem participar dos trabalhos de forma voluntária, a fim de ajudar na revitalização dos parques. Quem tiver em casa um pouco de sobra de tinta, verniz, ou qualquer material que possa contribuir com o mutirão, será bem-vindo.
 
     
  Força Metropolitana inicia megaoperação por Guarulhos  
    
  
  

Fotos: Sidnei Barros/PMG
 
  Guarulhos abrigou nesta quinta-feira, dia 12, uma megaoperação policial da Força Metropolitana. O município foi o primeiro a receber a força-tarefa, que será desenvolvida em toda a região metropolitana. Os resultados foram positivos e a ação foi aprovada pela população.

Somente a Guarda Civil Municipal vistoriou 80 pessoas e 29 veículos, dos quais um foi apreendido por estacionamento irregular. Por sua vez, a Polícia Militar informou que averiguou 88 veículos, 58 motocicletas, 143 veículos de cargas, 289 condutores e 550 passageiros e transeuntes. Nessa iniciativa foram apreendidos dois carros, um de carga e duas motos.

A ação foi desenvolvida das 9 às 16 horas em vários pontos da cidade e mobilizou mais de 350 homens da polícia militar, civil e da Guarda Civil Municipal.  Na ação, que teve como foco a apreensão de cargas roubadas, foram utilizadas 140 viaturas. Bloqueios foram montados na região do Pimentas e nos acessos às rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, principais pontos de entrada e saída da cidade. Dez viaturas da Guarda Civil e cerca de 40 GCMs atuaram diretamente na operação.
 
Apoio
 
Antes do início dos trabalhos, o prefeito Guti fez questão de agradecer o apoio do Governo do Estado e de falar da importância de integrar forças. “Receber uma operação como esta demonstra a preocupação do governador para com a 2ª maior cidade do Estado e só podemos agradecer. Infelizmente, a questão de roubo de carga em Guarulhos é frequente, uma vez que estamos cercados por rodovias. Então, temos que ter uma atenção extra quanto a isso, mas com todas as forças integradas com certeza teremos um ótimo resultado”, enfatiza.

A abertura da megaoperação aconteceu no Bosque Maia e contou ainda com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Gilvan Passos; do delegado seccional, Adilson da Silva Aquino; do coronel do CPA/M-7, Pereira Martins; e do comandante da Guarda Civil, Francisco Borota da Silva.

A coordenação da megaoperação ficou a cargo do delegado seccional de Guarulhos, Adilson da Silva Aquino e o comando sob a responsabilidade do CPA/M-7, coronel Pereira Martins. A ação envolveu a Polícia Técnica Científica, forças policiais de São Paulo como a Rota, a Tropa de Choque, o policiamento de trânsito e o policiamento rodoviário, além de batalhões de outros municípios como Mogi das Cruzes e Osasco.
 
     
  Parque Fracalanza recebe mutirão de revitalização neste domingo  
 
Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
 
  Acontece neste domingo, dia 15, a partir das 7h, mutirão de revitalização no Centro de Educação Municipal Julio Fracalanza. A atividade, que acontece em parceria com a Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) pretende reunir frequentadores e comunidade do entorno para participar dessa ação de cidadania solidária em prol do tradicional parque da Vila Augusta.

Destaque na programação do domingo, está a entrega da Biblioteca da Cidade Mirim. O equipamento disponibilizará à população cinco computadores com internet, sendo dois adaptados e um acervo variado com mais de 3 mil títulos. O espaço conta ainda com uma Gibiteca, onde as crianças e jovens poderão realizar trocas de títulos de seu interesse.

Além da limpeza do parque, será realizado o roçamento da grama, pintura das grades, guias e pistas da Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva.
 
     
  CCZ promove a primeira Feira de Adoção deste ano  
      
  A primeira edição do ano da Feira de Adoção de Animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, será realizada neste domingo, dia 15. O evento será realizado na sede do órgão, no período das 9 às 13 horas.
 
A Feira de Adoção de Animais é promovida sempre no terceiro domingo de cada mês, na sede do CCZ, no período das 9 às 13 horas. Para este domingo foram preparados 42 animais, entre cães e gatos. Todos, machos e fêmeas, adultos e filhotes são castrados, microchipados, medicados contra vermes e estão com todas as vacinas em dia.
 
A adoção é totalmente gratuita e a única exigência é que o interessado goste de animais, seja maior de 18 anos, apresente documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
 
O CCZ funciona na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso), onde a população também pode adotar animais nos dias úteis, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 2436-3666.
 
     
  Regional da Cetesb em Guarulhos muda para o Bosque Maia  
     
   
  A partir da segunda quinzena de fevereiro, a regional da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) em Guarulhos passará a funcionar no Bosque Maia. A agência ambiental desde 2009 instalada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Gopoúva, ocupará espaço adaptado no Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali, que fica dentro do parque.

A iniciativa visa aproximar a agência da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), localizada no bairro Cidade Maia. “A mudança representa um ganho muito grande para Guarulhos já que ambas as equipes passarão a desfrutar de uma proximidade física que trará maior praticidade aos trabalhos executados em conjunto pelos dois órgãos”, afirma Claudio Sérgio Ribeiro Dias, secretário de Meio Ambiente.

Para Rafael Okamoto, gerente regional da Cetesb, a ida para o novo endereço também é bem-vinda: “Existe uma interface muito grande entre o nosso trabalho e o desenvolvido pela Sema, por isso estamos com as melhores expectativas para o funcionamento da agência no novo endereço”, explica.

A Cetesb é a agência ambiental paulista responsável pelo controle, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades potencialmente poluidoras, bem como o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da qualidade do ar, das águas e do solo.

Legenda: Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali, que a partir de fevereiro irá abrigar a regional Guarulhos da Cetesb 
 
     
  Guarulhos, 11 de janeiro de 2017  
     
  Procon orienta consumidores a pesquisar antes de comprar  
      
  A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon Guarulhos realizou, na primeira semana de janeiro, uma pesquisa de  preço de material escolar em alguns estabelecimentos da cidade e constatou diferença de valores de vários itens.

Um apontador de lápis, por exemplo, foi encontrado a R$ 1 num determinado estabelecimento e a R$ 4,90 em outro, uma diferença de 490%. Outro item, uma caixa de lápis de cor (12 cores) custava R$ 4,40 num local e R$ 18 em outro, numa variação de 409,09%.

Diante disso, o Procon orienta os consumidores que, antes de ir às compras, é bom constatar quais os itens da lista que realmente são necessários comprar, pois, pode ter em casa e os mesmos estarem em condições adequadas para o reaproveitamento, bem como, efetuar troca de materiais didáticos com ex-alunos ou até mesmo aproveitar para doá-los.

É importante ressaltar que muitas vezes os materiais similares aos de marcas já conhecidas ou mais sofisticadas oferecem os mesmos resultados garantindo melhor custo benefício.

O Procon ainda recomenda aos consumidores que ao fazerem a pesquisa de preço, fiquem alertas na lista de material escolar pois, as escolas não podem  incluir materiais de uso coletivo, como material de escritório, limpeza ou de higiene.

A coordenadoria também informa que de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, todos os produtos a serem adquiridos devem assegurar suas características e identificação de forma clara, precisa e na língua portuguesa. Outra dica é se possível, fazer os pagamentos à vista para obter descontos. Procure fazer as compras em grupo; e ainda, evite aquisição de materiais com logotipos ou personagens, considerando que o custo é mais elevado.
 
     
  Guarulhos, 10 de janeiro de 2017  
     
  Guti anuncia redução no rodízio de água para toda a cidade.  
    
  
Fotos: Sidnei Barros/PMG
 
  O prefeito Guti anunciou nesta terça-feira, dia 10, em coletiva para a imprensa no Paço Municipal,  acordo realizado entre o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Sabesp (Companhia Estadual de Saneamento Básico), que irá diminuir o rodízio no abastecimento de água em todo o município de Guarulhos. Acompanhado do superintendente do Saae, Francisco Carone, do vice Alexandre Zeitune, dos deputados estaduais Jorge Wilson e  Gileno, vereadores e membros do Governo, Guti ressaltou que o diálogo com o governador Geraldo Alckimin foi fundamental para essa conquista, bem como o apoio de todos. 

O acordo envolveu o superintendente Francisco Carone e o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, a partir de negociações iniciadas pelo próprio Guti com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, logo após o segundo turno, e prevê que a companhia estadual libere 0,7 m3 de água a mais para o município de Guarulhos, que é a capacidade máxima que a cidade consegue hoje enviar para a rede de abastecimento.

Guarulhos tem carência de 1,5 a 1,7 m3 cúbico por segundo, mas - devido à falta de investimentos na expansão da rede nos últimos 16 anos – o SAAE não tem capacidade de abastecer o município inteiro mesmo se tivesse toda a água disponível. Segundo Carone, que assumiu o cargo em 1º de janeiro junto com Guti, a autarquia municipal já realiza estudos para viabilizar os investimentos necessários para suprir as necessidades de toda a cidade.

Segundo Guti, o volume de água a mais que virá da Sabesp será distribuído de uma forma que  toda a população seja beneficiada e não apenas alguns bairros. “Todos os bairros ficarão com períodos menores sem água. Isto já é um grande avanço para uma cidade que, até poucos dias atrás, não enxergava qualquer solução a curto prazo”, afirmou.
 
Diminuição do rodízio
 
COMO ERA: 18 HORAS COM ÁGUA COM 30 SEM ÁGUA
COMO FICOU: 16 HORAS COM ÁGUA E 8 HORAS SEM
Ponte Grande
 Gopoúva
Vila Augusta
Vila Galvao
Centro
Maia
Paraventi
Bom Clima
Macedo
Bela Vista
Taboão
Cocaia
Morros
Continental 4 e 5
Primavera
Vila União
Recreio São Jorge (PARTE)
Cidade Industrial Satélite
 
COMO ERA: SEM RODÍZIO
COMO FICOU: SEM RODÍZIO
Cecap
Jardim Kida
São Roque
 
COMO ERA:  OITO HORAS COM ÁGUA E 24 HORAS SEM
COMO FICOU: 16 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM
Lavras
São João
Soberana
Fortaleza
Lenize
 
COMO ERA:  16 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM
COMO FICA: 18 HORAS COM ÁGUA E 30 HORAS SEM *
*a partir de 10 de fevereiro
Alamo
Bonsucesso,
Carmella
Inocoop
Ponte Alta
Bambi
Agua Azul
Aracilia
 
COMO ERA:  6 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM
COMO FICOU: 24 HORAS COM ÁGUA E 24 HORAS SEM
Cidade Jardim Cumbica
Jardim das Nações
Parque São Juiz
Jardim Maria Dirce
Presidente Dutra
 
COMO ERA:  16 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM
COMO FICA: 20 HORAS COM ÁGUA E 28 HORAS SEM
Pimentas
Vila Any
Jardim Cumbica
 
COMO ERA: 18 HORAS COM ÁGUA E 30 HORAS SEM
COMO FICA: 16 HORAS COM ÁGUA E 8 HORAS SEM *
*em seis meses
Otawa
Vila Nova Cumbica
Paes de Barros
 
     
  Guarulhos, 09 de janeiro de 2017  
     
  Com participação popular, Bosque Maia é revitalizado no fim de semana  
      
  A Proguaru realizou no último final de semana, dias 7 e 8, um mutirão para revitalizar o Bosque Maia. Aproximadamente 30 funcionários da empresa participaram da ação, que reuniu o prefeito Guti, o vice Alexandre Zeitune e grande parte do secretariado, além de diretores e gerentes da empresa. Moradores da região e freqüentadores do parque também se envolveram nos trabalhos de forma voluntária, levando inclusive de suas próprias casas, sobras de tintas e verniz para ajudar no custeio.

Durante o mutirão, o prefeito Guti também colocou a mão na massa e ajudou no trabalho. Durante a ação, ele ainda anunciou que o processo de revitalização ocorrerá por toda a cidade e terá continuidade no próximo final de semana, dias 14 e 15, no Parque Chico Mendes, localizado na região do Pimentas (av. José Miguel Ackel, 1.100 - V. Isabel).

Na oportunidade, foram realizados serviços de varrição, pintura e reforma de guias e muretas, roçagem, pintura dos gradis que cercam o parque, dos bancos, mesas de concreto, e da área externa dos sanitários. Ainda foram lavados os banheiros com caminhão pipa, desobstruído o sistema de drenagem, limpeza das canaletas de concreto para o escoamento das águas da chuva, pintura das muretas das quadras esportivas, recuperação dos gradis e dos guarda corpos, além da pintura dos brinquedos infantis do parquinho.Durante a semana, técnicos da Proguaru realizarão um mapeamento do local e vistorias nos demais parques do município para criarem uma agenda de trabalho. Devido à situação financeira atual, inicialmente dois parques por mês receberão esta ação. A Prefeitura conta com o apoio da população para comparecer de forma voluntária e ajudar nos trabalhos de revitalização do parque.
 
     
  Guti se reúne com funcionários da Proguaru  
    
  
 
  Na tarde desta segunda-feira, dia 9, o prefeito Guti esteve na Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) para se apresentar aos funcionários. O encontro ocorreu na quadra poliesportiva, onde o diretor presidente da empresa, José Roberto Vomero, recepcionou o prefeito e o acompanhou durante a visitação às instalações da empresa.

“Quero agradecer a presença de vocês, funcionários, nesta recepção e pedir a dedicação de todos. Se não trabalharmos duro, a cidade afundará. Não podemos fazer milagres, mas juntos vamos realizar muitas coisas. Não tenho dúvidas que vamos resgatar Guarulhos”, disse Guti.

Por sua vez, Vomero aproveitou a oportunidade para elogiar os servidores: "Nossos funcionários, em uma semana, já mostraram que possuem muita capacidade de trabalho. Guarulhos é a nossa casa, vamos ajudar a arrumá-la”, declarou.
No final da visita, Guti prometeu que em dezembro deste ano voltará à Proguaru para agradecer a todos pelo trabalho realizado, pois tem a certeza de que tudo será bem feito neste primeiro ano de administração.
 
     
  PEV Ponte Alta já presta atendimento para a população  
   
  O Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), vinculado à Secretaria de Serviços Públicos entregou na última semana as obras de construção do Ponto de Entrega Voluntária - PEV Ponte Alta (rua Zeferino Alves de Oliveira, nº 530) e de implementação da Área de Transbordo e Triagem ATT Sadokin (Passagem de Servidão, nº 135). As obras estão previstas no Termo de Cooperação Financeira celebrado entre o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e o Município de Guarulhos.

De acordo com a secretária da Pasta, Loredana Glasser, que fez a vistoria nos locais na semana passada, o termo contemplou a aquisição de 30 caçambas tipo brooks, já utilizadas nos PEVs, e de uma peneira mecânica em funcionamento, cujo material é utilizado nas obras de manutenção da infraestrutura viária em diversas regiões da cidade.

O acordo de cooperação prevê ainda a aquisição de duas vans e impressos de comunicação para ações de Educação Ambiental empreendidas pela Secretaria e ainda a aquisição de uma balança rodoviária para melhor controle dos indicadores de volume dos resíduos da construção civil movimentados na ATT e nos PEVs.

PEVs

O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a sexta feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8:00 h às 15:30 h. Confira os endereços em www.guarulhos.sp.gov.br em Serviços Públicos.
 
     
  Ações de fiscalização da Prefeitura terão apoio da GCM e PM   
    
  
 
  As operações de fiscalização realizadas pela secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), poderão contar com o apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar. O suporte se destina às ações em que sejam constatados eventuais riscos de conflitos ou à integridade dos agentes.

O acordo foi firmado nesta quinta-feira, 05, quando o titular da SDU, Jorge Taiar, esteve no 15º Batalhão da PM, no Centro, reunido com o secretário de Segurança, Gilvan Passos, e com o coronel PM Pereira Martins, comandante do CPAM-7. Coronel PM Vanderlei Ramos e o Capitão PM Moraes Novo também participaram. 

Entre outras atribuições, a SDU é responsável pelo combate ao comércio ambulante irregular, fiscalização de comércios em áreas públicas e privadas, empresas, conservação de passeios, limpeza de terrenos e obras particulares em execução. 

Nesta sexta-feira, 6, Jorge Taiar reuniu as equipes de fiscalização da SDU para explicar as diretrizes que serão adotadas pela gestão que teve início há uma semana. 

“A cooperação da GCM e da PM, quando necessária, vai garantir o trabalho de fiscalização, que deve ter por objetivo não apenas punir as irregularidades, mas também estimular a regularização das atividades econômicas realizadas na cidade.”, comenta Jorge Taiar.
 
     
  Secretária de Serviços Públicos vistoria Central de Coleta Seletiva  
   
  A Secretária de Serviços Públicos, Loredana Glasser, esteve na última quinta-feira (5) na Central Municipal de Triagem de Recicláveis da Ponte Alta.  O local, que dispõe de um galpão e uma edificação de apoio, com área para administração, depósito, cozinha, banheiros e vestiários, é gerenciado pela Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Luta e Vida.

Acompanhada pelo secretário adjunto, Paulo Roberto de Araújo Santos, pelo diretor do Departamento de  Limpeza Urbana (Delurb), Jonathas Durães Junior, e pela equipe técnica da Divisão de Coleta Seletiva, Loredana falou da importância do trabalho de reciclagem para o Meio Ambiente e para a cidade.

Durante a visita, ela percorreu as instalações construídas no ano passado e conheceu a balança digital e a prensa que estão em operação. Esses equipamentos são fundamentais para o funcionamento da Central de Triagem e foram adquiridos por meio da parceria entre a Secretaria de Serviços Públicos e o Projeto Cempre - Compromisso Empresarial para a Reciclagem, com o apoio da Empresa SIG Combibloc do Brasil.
 
     
  Administrações Regionais divulgam balanço de 2016  
      
  A Secretaria de Serviços Públicos divulgou na última sexta-feira (6), um balanço das atividades desenvolvidas em 2016 pelas Administrações Regionais que estão vinculadas à Pasta, com a finalidade de prestar o atendimento regionalizado de zeladoria.

As regionais de Bonsucesso, Cumbica, Cumbica Industrial, Pimentas, Taboão, São João e Vila Galvão realizaram juntas a limpeza e varrição de mais de 27,8 quilômetros de ruas e avenidas; capina, roçagem de vias não pavimentadas, áreas públicas, rios e córregos em outros 54,4 km; limpeza e nivelamento de áreas públicas, limpeza de valas e canaletas de drenagem , e de travessias e margens de córregos em mais de 5,5 km; conservação e cascalhamento em 13,3 km; limpeza e manutenção de 1.111 bocas de lobo (incluindo reforma, reposição de tampas e construção de novas peças); remoção de 7 mil m³ de capim, entulho, madeira, volumosos e rejeitos; e remoção de 1.041 pneus.

Administrações Regionais
As Administrações Regionais atuam na prestação de serviços de manutenção, conservação e limpeza da cidade. Entre os atendimentos estão limpeza de pontos de descarte irregular, manutenção de guias e sarjetas, limpeza e manutenção de boca de lobo, roçagem e capina em córregos e áreas públicas, limpeza de travessias e de galerias de águas pluviais. As unidades atuam de forma articulada com os demais prestadores de serviço, trabalhando, portanto, em conjunto com outras secretarias.

Para solicitar os serviços das administrações regionais, os munícipes devem dirigir-se a uma das unidades da Central de Atendimento ao Cidadão – Fácil, para fazer o pedido, que deverá ser protocolado para acompanhamento.
 
     
  Guarulhos, 06 de janeiro de 2017  
     
  Guti e secretário Zeitune realizam exames médicos admissionais  
    

Fotos: Yve de Oliveira 
 
  Na tarde desta sexta feira, dia 6, o prefeito Guti e o secretário de Educação, Alexandre Zeitune, realizaram exames médicos admissionais no SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com os médicos Eurico J. Melges Villalva e Eduardo Di Loreto, esses exames são necessários para obtenção do atestado de saúde ocupacional (ASO), documento que vai compor o ato de posse do prefeito e do secretário.

Durante a triagem na enfermaria, ambos realizaram exames para verificação de peso, altura, acuidade visual e aferição de pressão arterial. A auxiliar de enfermagem, Elisabete da Silva Freitas, explica que de acordo com a atividade exercida, o funcionário realiza determinado tipo de exame, como por exemplo, exames laboratoriais para cozinheiras, audiometria para operacionais e fonoaudiologia para professores.

O doutor Eurico esclareceu também que, com a unificação das três secretarias, o SESMT da sede da SE passará a atender, ainda no primeiro trimestre, os servidores da Cultura e Esportes. 
 
     
  Ação contra o Aedes aegypti é retomada em diversos bairros   
       
   A partir deste sábado, dia 7, cerca de 300 agentes de saúde estarão fazendo uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, em diferentes pontos da cidade.

Trata-se da primeira ação deste ano do programa estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que repassará incentivo financeiro aos municípios que aderirem à campanha. Guarulhos renovou a parceria com o governo do Estado e a ação será repetida todos os sábados, até 30 de abril.

Cerca de 5.600 imóveis de diferentes regiões da cidade deverão ser visitados neste sábado. Os agentes trabalharão em duplas, sendo que cada uma delas terá como meta vistoriar 40 imóveis. Desta forma, é importante que a população receba o profissional e faça a sua parte para combater o mosquito, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada.

“Ainda que as pessoas já cuidem dos detalhes domésticos, as chuvas deste período podem ocasionar novos criadouros”, lembra o secretário de Saúde Roberto Lago. Ele destaca que a eliminação de pontos de concentração de água deve ser prioridade na rotina das pessoas, seja no ambiente familiar ou até mesmo no trabalho.

Nesta primeira ação, os agentes da Secretaria de Saúde visitarão residências nos bairros Vila Galvão (da região lago dos Patos até a divisa com a rodovia Fernão Dias), Ponte Grande, Jardim Munhoz, Cidade Seródio, Parque Santos Dumont e Parque Jurema. A concentração das equipes será às 8 horas. 
 
     
  Proguaru realiza mutirão para revitalizar Bosque Maia  
    
Fotos: Sidnei Barros
 
  A Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) realizará neste final de semana um mutirão para revitalizar o Bosque Maia. A Prefeitura de Guarulhos convida a todos para participar da ação de cidadania solidária.

Será feito uma grande limpeza no parque, além do roçamento de toda a parte gramada, inclusive no entorno do lago que fica dentro do Bosque Maia. Também serão pintadas as guias e as grades que cercam o local.

Cerca de 20 funcionários da Proguaru trabalharão no mutirão, das 7h às 16h deste sábado e domingo (7 e 8 de janeiro). O trabalho começou a ser feito na tarde desta sexta-feira, com a pintura dos brinquedos infantis que estão no parquinho do Bosque Maia.

Com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, durante o mutirão também serão trocados os cestos de lixo danificados do parque.
 
     
  Guti revoga decreto que aumenta tarifa de ônibus municipal  
   
  A tarifa do transporte municipal na cidade de Guarulhos permanece a mesma, a R$ 3,80. Na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 6, o prefeito Guti publicou o decreto 33906, que revoga o decreto 33869 (publicado no último dia 27 de dezembro), o qual estabelecia o reajuste das passagens para R$ 4,50.

De acordo com Guti, o próximo passo será a análise da planilha tarifária com total transparência e participação da OAB, Ministério Público, empresas, sindicatos e representantes da sociedade em geral. Se houver necessidade de algum reajuste, Guti garante que será o menos oneroso possível para a população.
 
     
  Guarulhos, 05 de janeiro de 2017  
     
  Guarulhos abre agenda positiva com Ministério da Cultura  
    
 
  Nem completou uma semana de sua administração, o prefeito Guti já deu agilidade para seu secretariado na busca de benefícios para a cidade. Com isso, já nesta quinta-feira, dia 5, em Brasília, representantes da Prefeitura estiveram em reunião oficial com o ministro da Cultura, Roberto Freire, para apresentar propostas de políticas públicas culturais para Guarulhos.
 
A reunião pautou demandas antigas da classe artística, da sociedade, bem como um plano de política integrada da nova gestão municipal. A comitiva foi formada pelo secretário de Cultura, Adalmir Abreu, o diretor de Cultura, Tiago Ortaet, e o coordenador de Relações Federativas, Devanir Cavalcante.
 
Roberto Freire declarou que acredita na melhoria da cultura na cidade. “É com satisfação que recebo os representantes da área cultura da nova administração de Guarulhos. O município é muito precário, que nunca teve muita preocupação com o setor. Mas ao que parece com toda a juventude, entusiasmo e determinação acredito que vai haver mudança” ressaltou o ministro.
 
Freire foi ainda mais longe. “O ministério vai se associar, vai tentar coordenar, vai se colocar efetivamente para que essa mudança se realize. Será fundamental não apenas a participação nos trabalhos que eles (Adalmir, Tiago e Devanir) terão junto ao prefeito Guti, que também tem essa visão, esse objetivo. Você, aquele cria, produz a cultura, os artistas, todos aqueles envolvidos nas atividades culturais do município é que serão os grandes responsáveis pelo sucesso”, finalizou Roberto Freire
 
Educação em pauta
 
A agenda oficial guarulhense ainda contou com uma reunião com o senador e professor  Cristovam Buarque, que já foi ministro da Educação. Na oportunidade, Buarque aceitou prontamente o convite para palestrar aos educadores da rede municipal de Guarulhos, sobre o tema "Diálogos por uma educação contemporânea", em data ainda a ser definida.
 
     
  Saúde já disponibiliza vacina contra o HPV para meninos  
    
Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG
 
  A partir deste ano, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para meninos já está disponível na rede pública municipal. A medicação protege contra o câncer de pênis, de garganta e do ânus. Neste ano, a imunização é para meninos que estejam na faixa etária de 12 a 13 anos.

A vacina é totalmente segura e ministrada em duas doses, com seis meses de intervalo. A meta do governo é imunizar 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos infectados com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses.
Com a inclusão da vacinação contra o HPV para meninos no calendário oficial, o Brasil torna-se o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina em programas nacionais de imunizações. O Ministério da Saúde (MS) pretende ampliar a faixa etária de forma progressiva, chegando, em 2020, à para aqueles de 9 a 13 anos.

Para a população masculina que vive com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) com três doses: a segunda após dois meses da primeira e a terceira após quatro meses da segunda.  Para esse tipo de atendimento há a necessidade da apresentação de prescrição médica.

Meninas

Outra novidadeé que já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a vacina contra o HPV para meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina, ou que não completaram as duas doses indicadas. Antes, a faixa etária para meninas era apenas para quem tinha de 9 a 13 anos.
No caso delas, o foco principal da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

Meningocócica

O novo calendário de vacinação contempla meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade com o reforço da vacina meningocócica C (contra a meningite). Estudos apontam que as doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência, garantem a proteção nessa fase da vida e até a idade adulta. A vacinação é totalmente gratuita nas UBS que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
 
     
  Delurb apresenta balanço anual de limpeza corretiva  
      
  O Departamento de Limpeza Urbana (Delurb) da Secretaria de Serviços Públicos retirou e destinou corretamente 12.260 metros cúbicos de resíduos em 2016. Os resíduos descartados irregularmente o equivalente a 2.452 viagens de caminhões com capacidade de cinco metros cúbicos cada, também foram removidos 1.423 pneus.

Durante o trabalho de limpeza corretiva há a separação dos materiais: madeira, entulhos, pneus e rejeitos. As madeiras e os pneus são encaminhados para recicladoras da cidade. O entulho, após limpo, vai para a Usina de Reciclagem da Proguaru, onde é transformado em agregado reciclável e utilizado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. O rejeito é destinado ao aterro sanitário.

Preserve o que é seu

Para manter a cidade limpa, não basta apenas as ações do poder público; a colaboração da população é essencial. Nunca jogue lixo ou entulho nas vias, praças e córregos, pois, além de sujar a cidade, também contribui para a proliferação de inúmeras doenças. A cidade dispõe de uma rede de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e Locais de Entrega Voluntária (LEVs), onde o descarte adequado dos materiais pode ser feito. Para saber os endereços, basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br em Serviços Públicos.

E lembre-se, respeitar os dias e horários da coleta domiciliar também ajuda a manter tudo mais limpo. Afinal de contas a cidade é sua!

Assessoria de Imprensa da Prefeitura
 
     
  Guarulhos, 04 de janeiro de 2017  
     
  Samba e vitória da AD marcam abertura da Copinha em Guarulhos  
    
  
  
  
Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG
 
  Começou em ritmo de Carnaval os jogos da 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior na cidade, nesta quarta-feira (4). A abertura da competição nacional envolveu as equipes guarulhenses e foi animada pela apresentação de integrantes de blocos e escolas de samba locais. O Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira esteve completamente lotado, inclusive com a participação do prefeito Guti, que assistiu ao clássico utilizando uma camisa com as cores dos dois clubes e ainda viu a AD Guarulhos vencer, de virada, o Flamengo por 2 a 1.
 
O chute que deu início ao confronto inédito entre duas equipes da cidade, AD e Flamengo, foi dado às 14 horas por Guti, que elogiou a realização. “Parabenizo a organização do evento e o empenho dos presidentes das duas equipes, que certamente irão participar da melhor forma desta competição. Além de focar no esporte de base para toda a população, nossa gestão vai buscar apoio da iniciativa privada para fortalecer o esporte profissional. Um dos nossos objetivos é que Guarulhos tenha ao menos um time na série A do Paulista, para que o guarulhense volte a se identificar e a ter orgulho do futebol da cidade”, afirmou Guti.
 
O vice-prefeito Alexandre Zeitune também compareceu ao jogo de abertura e afirmou que “a partir de agora o esporte guarulhense sairá do esquecimento em que se encontrava para ocupar um dos centros de atenção da Prefeitura.  
 
Expectativas
 
Antes do jogo, o técnico do Flamengo, Marcelo Marelli, disse que um grande clássico como esse deixa todo mundo em clima de ansiedade. “É a primeira vez que enfrentamos o A.D Guarulhos e queremos deixar uma boa impressão”.

Já Odair de Oliveira, o Dário, técnico do AD Guarulhos, comemora o ano novo com o retorno do time à Copa São Paulo: “estamos contentes com a nossa participação, trabalhamos muito, intensificamos os treinos dos jogadores e hoje teremos a oportunidade de colher alguns resultados”.

Em clima de paz, o torneio comemorou o retorno das famílias ao estádio. O torcedor Celso Amici Junior trouxe a esposa e os filhos para assistirem a partida: “os meninos gostam muito de futebol, acho que o A.D Guarulhos vai jogar muito bem, apostamos que vai ser 2X0 contra o Flamengo”. Vestidos com a camiseta do time, os meninos João Cesar, de 6 anos e Pedro, de 4 anos, acompanharam o AD Guarulhos durante a entrada no campo segurando a bandeira da Chapecoense, uma singela homenagem ao time catarinense. 
 
Ainda nesta quarta-feira, no mesmo local jogaram Avaí e Desportivo Paraense. Mais jogos da fase de grupos da Copinha acontecem no mesmo local, sempre a partir das 14 horas, nesta sexta-feira (6) e no domingo (8), conforme programação abaixo. Para animar as torcidas, nestes dias, antes do início dos jogos e também nos intervalos, haverá apresentações teatrais e musicais.
 
Copinha em Guarulhos - Programação:
 
Dia 06/01 – sexta-feira
14h – A.D. Guarulhos x Desp. Paraense
16h – A.A. Flamengo x Avaí
 
Dia 08/01 - domingo
14h - Desp. Paraense x A.A. Flamengo
16h – A.D. Guarulhos x Avaí
 
Serviço:
O Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira fica na rua Francisco Foot, s/nº - Jardim Tranquilidade.    
 
     
  Guarulhos, 03 de janeiro de 2017  
     
  Prefeito Guti abre participação guarulhense na Copinha  
   
  Será do prefeito Guti o chute inicial do clássico A.D. Guarulhos x Flamengo, que acontece nesta quarta-feira (4), às 14 horas, na abertura oficial na cidade da primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Junior 2017. O confronto será realizado no Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira (campo do Flamengo), com entrada gratuita e aberta ao público a partir da 12 horas.
 
A cerimônia de abertura terá início às 13 horas, com a participação de escolas e blocos carnavalescos da cidade que realizarão cortejo apresentando sucessos do grupo Mamonas Assassinas. A apresentação realizada com apoio da Liga das Escolas de Samba de Guarulhos (Liesg) contará com ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira.
 
A programação do primeiro dia da Copinha terminará por volta da 19 horas, após o confronto entre Avaí e Desportivo Paranaense, que terá início às 16 horas. A etapa guarulhense da 48ª edição da competição terá mais quatro confrontos, sendo dois na sexta-feira (6) e outros dois no domingo (08), conforme programação abaixo. Nesses dias, antes do início dos jogos, e também durante os intervalos, haverá apresentações teatrais com o Grupo 2ª. Opção (linguagem clown teatro de rua e improvisação), e com a Banda Música do Silêncio formada por alunos do conservatório municipal de Guarulhos e comunidade, que utiliza instrumentos de sopro e percussão na apresentação de repertório popular.
 
Copinha
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, competição de futebol masculino sub-20, é realizada pela Federação Paulista de Futebol.  A primeira rodada da 48ª edição acontece simultaneamente em 30 cidades do Estado e conta com a participação de 120 equipes. Mais informações disponíveis em www.futebolpaulista.com.br.
 
Programação:
Dia 06/01 – sexta-feira
14h – A.D. Guarulhos x Desp. Paranaense
16h – A.A. Flamengo x Avaí
 
Dia 08/01 - domingo
14h - Desp. Paranaense x AA Flamengo
16h - AD Guarulhos x Avaí
 
Serviço:
O Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira fica na rua Francisco Foot, s/nº - Jardim Tranquilidade.   
 
     
  Guti assume a vice-presidência do Condemat  
    
  
Fotos: Sidnei Barros/PMG
 
  O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, Guti, assumiu a vice-presidência do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) nesta terça-feira, dia 3, durante a primeira assembleia do órgão, que aconteceu em Mogi das Cruzes. O novo presidente é o chefe do executivo de Guararema, Adriano Leite.

Em sua explanação, Guti falou da importância de Guarulhos fazer parte da entidade e de representar o consórcio como vice-presidente. "O Condemat vem sendo cada vez mais reconhecido pelo Estado devido ao esforço em promover o desenvolvimento da região.

Guarulhos, como maior cidade do consórcio, tem grande relevância nesse processo e vou trabalhar muito em busca da qualidade de vida dos munícipes da região"
Já para o presidente eleito do Condemat, Adriano Leite, a união dos 11 municípios participantes do consórcio é primordial para fazer o melhor para a região. “Sabemos que é um ano complicado, em que todos estão em crise e que precisamos pensar e trabalhar no coletivo para fortalecer o consórcio, pois independente do tamanho dos municípios, os problemas são semelhantes: segurança pública, mobilidade e resíduos sólidos. Sabemos da missão e do comprometimento que temos para conseguir o melhor para todos”, ressaltou.

Veja como ficou a composição da nova diretoria do Condemat:
 
Adriano Leite – Prefeito de Guararema, presidente do Condemat;
 
Guti - Gustavo Henric Costa  – Prefeito de Guarulhos, vice-presidente do Condemat;
 
Mamoru Nakashima – Prefeito de Itaquaquecetuba – 1º secretário do Condemat;
 
Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi – Prefeito de Suzano, 1º tesoureiro do Condemat;
 
Fábia da Silva Porto Rossetti – Prefeita de Santa Isabel, 2º tesoureiro do Condemat;
 
Jarbas Ezequiel Aguiar – Prefeito de Biritiba Mirim, presidente do Conselho Fiscal do Condemat;
 
Marcus Vinicius de Almeida e Melo – Prefeito de Mogi das Cruzes, membro do Conselho Fiscal;
 
José Luiz Monteiro – Prefeito de Arujá, membro do Conselho Fiscal;
 
José Carlos Fernandes Chacon – Prefeito de Ferraz de Vasconcelos, membro do Conselho Fiscal;
 
Vanderlon Oliveira Gomes – Prefeito de Salesópolis, membro do Conselho Fiscal;
 
Giancarlo Lopes da Silva – Prefeito de Poá, membro do Conselho Fiscal
 
     
  Guarulhos, 01 de janeiro de 2017  
     
  Guti empossa equipe de governo em cerimônia no Paço Municipal  
    
  
  

Fotos: Márcio Lino/PMG
 
  O prefeito eleito Gustavo Henric Costa (Guti), o vice-prefeito Alexandre Turri Zeitune e secretários municipais tomaram posse na tarde deste domingo, dia 1º, no Paço Municipal. Durante a cerimônia, ele ressaltou que conta com um time de primeira linha e quer honrar a confiança depositada nele. A assinatura dos termos de posse contou com a presença de inúmeras autoridades, representantes dos poderes legislativo e executivo e da iniciativa privada, além de familiares.

A solenidade contou com apresentação dos hinos Nacional e de Guarulhos por um coral de alunos das escolas municipais Celso Furtado, da Emília, Euclides da Cunha e Wilson Pereira, com regência de Vanderlei Banci e coordenação da Guarda Civil Municipal.

Na oportunidade, Guti agradeceu o apoio recebido e fez questão de salientar que em pouco tempo mudanças significativas vão acontecer. “O trabalho será duro para podermos honrar todas as expectativas dessas mais de 500 mil pessoas que acreditaram que nesse processo de transformação. Juntos, vamos fazer a diferença. Não existe vaidade, o que existe é trabalho.”

Destaques

Fazem parte do primeiro escalão, nomes como do administrador de empresas Carlos Soler, que será responsável pela pasta do Governo; do advogado João Carlos Pannocchia, que responderá pela Secretaria de Assuntos Jurídicos; e do também advogado Giuliano Locanto, que coordenará Transportes e Trânsito. A Secretaria de Educação, que englobará Cultura, Esporte e Lazer, ficará a cargo do vice Alexandre Zeitune, entre outros nomes de renome da cidade.

O vice Alexandre Zeitune falou sobre a construção de um projeto coletivo com o envolvimento dos guarulhenses. Uma nova cidade, com o reposicionamento do governo, da Câmara e das instituições em prol da transformação. “Nós queremos dar voz aqueles que não tinham voz. Hoje, nós somos apenas instrumentos desse processo de transformação. A transformação está na mão de cada um de vocês, a responsabilidade da transformação é de todos nós. Tem que ser melhor e tem que ser agora!”.

O evento contou ainda com a posse dos presidentes da Proguaru S/A – empresa que presta serviços para a Prefeitura, e do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais (IPREF); e o diretor executivo da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico de Guarulhos.
 
     
  Prefeito Guti toma posse com discurso de união e canal aberto com a população  
     
    
  
  
  
  

Fotos: Sidnei Barros e Márcio Lino
 
   Nitidamente emocionado, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, declarou em seu discurso de posse neste domingo (1º) que tem a dimensão da responsabilidade que está assumindo, bem como de seu compromisso de honrar a confiança nele depositada pela população da cidade. Além de pedir a união de todos os poderes em torno do melhor para Guarulhos, ele garantiu que vai manter o canal aberto com o guarulhense.
 
A cerimônia realizada no Teatro Adamastor Centro, no Macedo, prestigiada por diversas autoridades, empossou ainda o vice-prefeito, Alexandre Zeitune, e os 34 vereadores, que definiram Eduardo Soltur para a presidência do legislativo guarulhense nos próximos dois anos.
 
Emoção
 
Ovacionado pelo público, com uma bandeira de Guarulhos sobre suas costas, Guti falou da importância do apoio da família e destacou ainda que é com ação e não palavras que ele quer externar seu agradecimento aos que o elegeram. “Peço a Deus que nos abençoe para que façamos a coisa certa. Temos de honrar cada voto buscando levar qualidade de vida à nossa cidade. Quero agradecer com trabalho duro para consolidar um novo projeto, de acreditar que as coisas podem acontecer”, enalteceu.
 
Guti ainda ressaltou a importância do trabalho dos vereadores, que devem dialogar muito, debater e ouvir a população para saber a necessidade de cada bairro. ”Temos de exercer a democracia, por isso rogo o empenho do Executivo, do Legislativo e do Judiciário também. Temos de respeitar o limite de cada poder, mas temos que andar juntos. Representamos a voz e a vontade da população guarulhense. Juntos nós podemos mais. Não existe uma única pessoa. O que existe é o coletivo trabalhando em conjunto para levar qualidade de vida para Guarulhos, e para isto estamos aqui”, finalizou.
 
Já o vice-prefeito Alexandre Zeitune também agradeceu a confiança da população a um novo projeto. Ele destacou o desafio de dar a resposta para a nova colocação e posicionamento da cidade. Ele falou da convicção de que poderia estar onde está hoje, principalmente por pregar um novo projeto, um novo modelo para a cidade. Disse que a política não se faz com dinheiro e sim com projetos e isso justificou a vitória nas urnas.
 
     
     
     
  Mais Notícias  
     
Mais Notícias
     
  Mais Notícias  
     
  Mais Notícias  
     
  Mais Notícias  
     
  Mais Notícias